Fernando Gabeira: O voto jovem que pesa na eleição

Começo a escrever sobre a campanha de 2022 abordando um tema sobre o qual não tenho verdades. Se for esperar clareza cristalina, entretanto, corro o risco de ver a campanha acabar sem tocar nele, na adequação ao tempo de hegemonia digital nas eleições.

Começo pelo que me pareceu o episódio mais importante da campanha na semana passada. Foi o movimento vitorioso de atração de jovens para o primeiro voto, realizado por artistas brasileiros com o apoio de Leonardo DiCaprio. Bolsonaro sentiu o golpe e foi às suas redes sociais pedir que DiCaprio se calasse. Ordens do capitão.

Por coincidência, na preparação para o trabalho do ano, estou lendo o fascinante livro de Hunter S. Thompson sobre a campanha americana de 1972 (“Fear and loathing: on the campaign trail ’72”). Hunter escrevia para a Rolling Stone, e o alvo de sua cobertura eram 25 milhões de jovens, entre 18 e 25 anos. Era um número considerável, esperança para derrotar Richard Nixon. Nixon venceu, Hunter ficou arrasado, mas seu livro tornou-se um best-seller. Foi escrito em quartos de hotéis e precisava mesmo vender porque cobertura de campanha é cara: hotéis, transporte, comida.

A linguagem de Hunter era mais próxima da juventude, pela sinceridade. Fazia um jornalismo que dissolvia as fronteiras do subjetivo e do objetivo, da literatura e da reportagem. Os amigos diziam que não levava segredo da campanha para contar em casa. Publicava-os antes.

Aquela experiência jornalística foi memorável, mas aconteceu há 50 anos, em plena era analógica, quando a Rolling Stone era uma espécie de vanguarda. No mundo digital, um grupo de artistas conseguiu produzir um fato sem mediações. Bolsonaro percebeu isso e quis participar, ainda que no papel de vilão. Não é certo que todos os votos jovens sejam contra ele, mas a intuição bolsonarista acerta ao supor que a maioria dos novos eleitores o rejeita.

A última coisa que pretendo é dar conselhos. Também estou um pouco confuso. Trabalho como comentarista de TV. Na verdade, sou repórter de campo, mas, com a pandemia, cumpri essa função. Agora, faço as duas coisas e comento depois de um dia de cinema andarilho e um tempinho de atualização.

Meus colegas de Brasília trabalham intensamente e bem. Mas às vezes tenho a impressão de que comento cenas do deserto: uma caravana ao longe, esparsos camelos. A vida está distante, nas ruas, nas redes. E a lógica deste novo mundo é inquietante. Na campanha do Brexit, a empresa Cambridge Analytica trabalhou pela saída do Reino Unido da União Europeia com mensagens contraditórias para as bolhas na internet. Aos caçadores, dizia que a caça seria mais fácil; aos defensores nacionais, anunciava que as regras seriam mais rígidas. Como os grupos não falam entre si e, quando falam, não creem uns nos outros, a tática deu certo.

Quando um candidato diz certas coisas sobre guerra para um segmento, em encontro presencial, não percebe que, apesar dos aplausos, o que voa para as redes, via smartphone, se transforma numa arma para os adversários. Infelizmente, quando se trata da Ucrânia, direita e esquerda transigem com os crimes de Putin em todas as mídias.

Em tão curto espaço para tão amplo tema, concluo provisoriamente assim: Bolsonaro, apesar de sua ignorância, sabe se mover no mundo digital.

Para combatê-lo, a esperança não é apenas o voto jovem, mas sobretudo a juventude que se move nas redes sociais, os humoristas que falam a linguagem mais franca, assim como a solitária Rolling Stone fazia há 50 anos.

Não seria nada exagerado se nos sentássemos, antes da cobertura da campanha, discutindo que mundo é este, qual a sua lógica, caminhos e armadilhas?

Afinal, estão quase todos em busca da eterna juventude do voto, válida para todas as idades. (O Globo – 09/05/2022)

Fernando Gabeira, jornalista

Leia também

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!