Seminário aborda estímulo à participação de mais mulheres na política e eleição

Evento no Senado contará com a presença de autoridades, artistas, empresárias e membros da sociedade civil

O Senado Federal por meio da Liderança da Bancada Feminina e da Procuradoria da Mulher da Casa promove nesta segunda-feira (30), às 14h, o seminário ‘Mais mulheres na política’.

A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal), Carmem Lúcia; a ex-top model, Luiza Brunet; a atriz e apresentadora, Maria Ribeiro; a jornalista e comentarista de política, Basília Rodrigues; e a ex-ministra e ex-senadora, Marina Silva (Rede), são algumas das presenças já confirmadas nos painéis de debate do seminário.

De acordo com a líder da Bancada Feminina, senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), o objetivo do evento é estimular a participação feminina na política e no processo eleitoral.

“Somos mais de 100 milhões de mulheres no Brasil. Representamos a maior parte do eleitorado nacional, mas a mulher tem que participar ainda mais da política”, defende a parlamentar, destacando que a intenção do seminário é estimular o interesse das eleitoras brasileiras para o poder do voto feminino.

O evento, aberto ao público, é suprapartidário e conta com as parcerias do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

“A política precisa e deve ser assunto de mulher. É importante a escolha de candidatos e candidatas que tenham compromisso com políticas públicas e propostas para as mulheres e para o Brasil”, reforça Eliziane Gama.

O portal do e-Cidadania também dará certificado de participação para quem quiser mandar perguntas e acompanhar o seminário pelas redes sociais do Senado.

Painéis temáticos

Durante o evento, serão debatidos três temas principais. Com mediação da diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, o tema ‘Mulher na Política’ terá como convidadas a ministra Carmen Lúcia; a diretora executiva da IPEC  (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), Márcia Cavallari Nunes; e a atriz e escritora Maria Ribeiro.

O tema ‘Mulher nas Democracias’ terá a participação de Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres Brasil; Basília Rodrigues, jornalista e comentarista política da CNN Brasil; e Jacira Melo, diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão, com mediação da deputada e procuradora da Mulher da Câmara Tereza Nelma (PSD-AL).

Já para abordar o tema ‘Mulher nas Eleições’, a mediação será conduzida pela senadora Leila Barros (PDT-DF), procuradora especial da Mulher do Senado, com apresentação da ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, historiadora, professora e ambientalista; da empresária e ativista da causa das mulheres Luiza Brunet; e da pesquisadora Teresa Sacchet, da Universidade Federal da Bahia , representando o Observatório Nacional da Mulher na Política da Câmara dos Deputados.

Carta aberta

Deputadas e senadoras participarão da atividade que, ao final, terá a apresentação de uma carta aberta, assinada pelas parlamentares, com foco em estimular o interesse das brasileiras para o poder do voto feminino.

No evento também será apresentado o resultado de pesquisa do DataSenado sobre ‘Equidade de Gênero na Política’. A iniciativa é aberta à participação de todos os interessados e interessadas e terá transmissão pelo portal e-Cidadania do Senado Federal. (Com informações das Agências Senado e Câmara)

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!