Bernardo Mello Franco: Governo Bolsonaro entra na fase do desmanche

O governo de Jair Bolsonaro entrou na fase do desmanche. Até o início de abril, dez ministros devem deixar a Esplanada. Serão substituídos por burocratas ou indicados do Centrão.

A debandada obedece ao calendário eleitoral. Quem deseja ser candidato precisa devolver a caneta e o carro oficial. As baixas se repetem a cada quatro anos. A novidade é que agora o presidente está em maus lençóis.

Bolsonaro será o quarto inquilino do Planalto a disputar a reeleição. Fernando Henrique, Lula e Dilma começaram o ano eleitoral como favoritos. O capitão é o primeiro a largar atrás nas pesquisas, o que deve dificultar a vida dos ministros-candidatos. Na dúvida, a turma aproveita para inaugurar obras, distribuir favores e arrancar as últimas vantagens do poder.

O titular da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, resolveu focar nas benesses. Voou na semana passada para os Estados Unidos, onde vive sua mulher. O astronauta inventou uma agenda no Texas para festejar o aniversário em família. Ele será candidato a deputado federal por São Paulo.

A ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves, sonha com uma cadeira no Senado. Falta dizer se concorrerá por Roraima, Amapá, São Paulo ou Sergipe. Enquanto não se decide, a pastora aproveita para passear. Está há seis dias em Nova York, a pretexto de representar o Brasil numa reunião da ONU.

Em Brasília, outros ministros espremem seus cargos até o bagaço para se promover. É o caso de Onyx Lorenzoni, aspirante ao governo gaúcho. Ontem ele usou uma cerimônia no Planalto para fazer discurso de candidato. Prometeu empréstimo barato, 13º antecipado e liberação de FGTS.

A saída do governo impõe seu custo. Além das mordomias, os políticos perdem a visibilidade garantida pelo poder. Até a eleição, todos terão que se esforçar para aparecer sozinhos. A exceção é o titular da Defesa, Braga Netto.

Desde que chegou ao governo, o general se notabiliza pelo silêncio. Não dá entrevistas, não discursa e raramente presta contas do que faz. Se for candidato a vice-presidente, ele será obrigado a se expor à curiosidade do público.

O general tem muito a explicar. Dos gastos do Exército para produzir cloroquina à demora para identificar os mandantes do assassinato de Marielle Franco. Quando o crime ocorreu, o general chefiava a intervenção federal na segurança do Rio. (O Globo – 18/03/2022)

Leia também

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!