Projeto de Eliziane que assegura presença feminina em comissões do Senado deve ser votado na 5ª

A proposta da parlamentar maranhense integra a lista de projetos prioritários da bancada feminina no mês da mulher (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O plenário do Senado deve votar, quinta-feira (31), o projeto (PRS 36/2021) da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) que altera o Regimento Interno do Senado Federal para assegurar a participação de pelo menos dois membros da Bancada Feminina nas comissões permanentes e temporárias da Casa.

“O que diz o projeto? A gente nem diz que é uma vaga a mais. Sendo formada a comissão, [e se] nenhum líder indicar uma mulher, a bancada feminina faz a indicação dessa mulher e, portanto, garantindo a participação em todas as comissões no Senado Federal”, explica Eliziane Gama, líder da Bancada Feminina do Senado.

A proposta da parlamentar maranhense integra a lista de projetos prioritários da bancada no mês dedicado à análise de matérias voltadas ao combate à violência e a proteção social das mulheres. 

Cotas para mandatos

Além de defender a aprovação de projetos para o enfrentamento da violência contra a mulher, a senadora Eliziane Gama diz que a pauta feminina também precisa avançar do ponto de vista do aumento da participação feminina na política. E para que isso ocorra, a parlamentar considera importante uma reserva de cotas para os mandatos femininos, e não apenas para candidaturas, e uma participação maior das mulheres nas instâncias decisórias dos partidos.

“A gente tem que mudar: estabelecer vaga de mandato. Argentina fez isso, Chile fez isso. Alemanha e Inglaterra estabeleceram cotas nos partidos. Você amplia a participação dentro do partido e consegue reverberar. Quem decide quem vai participar de programas e propagandas eleitorais? É o partido. Quem decide as candidaturas? É o partido. E quem está comandando os partidos? Os homens. A gente precisa ocupar o espaço”, afirmou a senadora.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!