Frente pelo Desarmamento muda de nome para Frente pelo Controle de Armas

Senadora Eliziane Gama, autora da proposta de criação do colegiado, diz que a mudança pretende tornar o debate  sobre armas mais ‘agregante e construtivo’ e menos ‘dogmático’ (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

A Frente Parlamentar pelo Desarmamento, criada pelo Senado no ano passado por meio de projeto (PRS 12/2021) da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), passará a se chamar Frente Parlamentar pelo Controle de Armas e Munições (FP-Controle). O projeto de resolução que promove a mudança (PRS 7/2022) foi aprovado nesta quarta-feira (23) pelo plenário. A FP-Controle deverá ser instalada na próxima terça-feira (29).

O novo nome do grupo será Frente Parlamentar pelo Controle de Armas e Munições, pela Paz e pela Vida. A sugestão foi da própria senadora Eliziane Gama. Segundo ela, a mudança pretende tornar o debate mais ‘agregante e construtivo’ e menos ‘dogmático’.

“A ideia de ‘desarmamento’ tem mostrado pouca capacidade de atrair para o debate racional todas as pessoas e setores que têm argumentos a apresentar. As cartas já se apresentam marcadas: não se pode ver o assunto do uso de armas senão sob a luz desse valor absoluto [e portanto infértil para o debate] que é o desarmamento”, explica Eliziane Gama na sua justificativa para a mudança.

Uma das finalidades da Frente Parlamentar passará a ser a promoção dos benefícios sociais do controle de armas. Originalmente, a Frente deveria promover a cultura do desarmamento e a conscientização dos riscos da cultura armamentista. Eliziane afirma querer alcançar um ‘ponto intermédio’ entre o uso indiscriminado de armas de fogo e o desarmamento total.

A senadora Zenaide Maia (PROS-RN), que foi a relatora, acrescentou a menção às munições. Ela explicou que o arcabouço de leis sobre o tema das armas também inclui as munições, portanto não é possível separá-las. (Com informações da Agência Senado)

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!