Alessandro Vieira e deputados pedem na Justiça afastamento de Angotti por ato antivacina

“Não vamos aceitar que ignorância, maldade e/ou loucura definam as ações da Saúde”, afirmou o senador nas redes sociais (Foto: Fábio Nunes Teixeira /PMG)

O líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE), juntamente com os deputados federais Tabata Amaral (PS-SP) e Felipe Rigoni (PSL-ES), parceiros do parlamentar no movimento de renovação política Acredito, ingressou na Justiça, com ação popular, com pedido de liminar, para o ‘imediato afastamento’ do secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto. Ele afirmou em uma nota técnica que vacinas contra a Covid-19 não têm efetividade nem segurança demonstradas, mas que a hidroxicloroquina tem.

“Não vamos aceitar que ignorância, maldade e/ou loucura definam as ações da Saúde”, afirmou o senador nas redes sociais.

A ação também é assinada pelo deputado estadual Renan Ferreirinha (RJ) e pelo co-fundador do Acredito, José Frederico Lyra Netto. Alessandro Vieira e os demais autores da ação consideram a nota do secretário de Ciência ‘absurda’ e ‘antivacina’.

O documento publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira (21) contraria posição da OMS (Organização Mundial de Saúde), da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e dos especialistas.

A manifestação antivacina consta da nota técnica na qual Angotti Neto baseou sua decisão de rejeitar protocolo aprovado pela Conite (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) que contraindica o uso do chamado ‘kit Covid’, ou tratamento precoce, em pacientes em regime ambulatorial, ou seja, que não estão internados. No documento, o secretário faz diversas críticas ao protocolo aprovado pela Conitec. (Assessoria do parlamentar)

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!