A pedido de Leila Barros, comissão faz audiência nesta segunda sobre boas práticas no combate à violência contra a mulher

As boas práticas de enfrentamento ao problema são o tema deste ano da Campanha Mundial dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

A Comissão de Direitos Humanos promove na segunda-feira (6) uma audiência pública sobre boas práticas no combate à violência contra a mulher. O debate, marcado para as 10h, foi sugerido pela senadora Leila Barros (Cidadania-DF), Procuradora da Mulher no Senado.

As boas práticas de enfrentamento ao problema são o tema deste ano da Campanha Mundial dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O início da campanha foi marcado por sessão solene do Congresso, em 25 de novembro. 

Dados

O DataSenado, instituto de pesquisa vinculado à Secretaria de Transparência do Senado Federal, entrevistou 3 mil mulheres, de outubro a novembro deste ano, e 27% das entrevistadas declararam já ter sofrido algum tipo de violência doméstica ou familiar por um homem. 

Durante a pandemia, em que o recomendado é ficar em casa para conter os casos do novo coronavírus, 49% das entrevistadas responderam que as situações de violência se tornaram mais frequentes, e 44% relataram que se tornaram mais graves.

Devem participar da audiência os seguintes convidados:

– Luiza Trajano, presidente do grupo Mulheres do Brasil;

– Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres;

– Gabriela Moreira de Azevedo Soares, diretora-executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça;

– Adriane Reis de Araújo, procuradora do Trabalho e coordenadora de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho;

– Cristiane Britto, secretária de Políticas para Mulheres;

– Otavio Luiz Rodrigues, presidente da Comissão de Defesa de Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público;

– Ilana Trombka, diretora-Geral do Senado;

– Deputada federal Tereza Nelma, procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados;

– Deputada federal Celina Leão, coordenadora da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados. (Com informações da Agência Senado)

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment