Leila Barros destaca evolução na presença de mulheres entre os embaixadores brasileiros

“Espero que o Itamaraty siga nesse caminho de reconhecimento da competência e da dedicação das mulheres brasileiras e de oportunidade para a ocupação dos espaços de poder”, cobra a parlamentar (Foto:  Jefferson Rudy/Agência Senado)

Em pronunciamento nesta quinta-feira (25), a senadora Leila Barros (Cidadania-DF) destacou a expressiva presença de mulheres entre os embaixadores sabatinados na reunião da CRE (Comissão de Relações Exteriores) do Senado. Entre as 11 indicações analisadas pela comissão hoje (25), cinco foram de embaixadoras. Elas foram indicadas para exercer suas funções na Suíça, Suécia, Hungria, Namíbia e Honduras. As nomeações ainda precisam ser confirmadas pelo plenário do Senado.

Para Leila, trata-se de uma realidade bem diferente do que ocorreu pouco mais de um ano. Ela ressaltou que, em setembro de 2020, a CRE sabatinou 32 nomes indicados para chefiar missões diplomáticas no exterior, sendo que 30 eram homens e apenas duas mulheres.

Na ocasião, lembrou a senadora, ela apresentou um requerimento de informações ao Ministério das Relações Exteriores sobre o tema. Leila disse que o Itamaraty respondeu com uma série de dados que indicavam que, na época, de um total de 196 chefes de postos em exercício, apenas 34 eram mulheres, ou seja, somente 17,35% de participação feminina entre os embaixadores brasileiros.

De acordo com a senadora, essa situação que vem mudando de forma positiva.

“Espero que o Itamaraty siga nesse caminho de reconhecimento da competência e da dedicação das mulheres brasileiras e de oportunidade para a ocupação dos espaços de poder. Apenas assim construiremos um País mais justo e também mais equilibrado”, disse Leila Barros. (Agência Senado)

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!