Carmen destaca importância dos agentes comunitários para a saúde da população

A parlamentar disse que a categoria foi fundamental no combate à dengue e ao coronavírus

A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) destacou, nesta terça-feira (5), em audiência pública, a importância dos agentes comunitários de saúde (ACS) e dos agentes de combate às endemias (ACE) na atenção básica da população e na pandemia do coronavírus.

“Quero manifestar nosso reconhecimento a esses profissionais que são fundamentais na prevenção da saúde da população em cada um dos municípios brasileiros. Mesmo sem proteção, sem máscaras, vocês não recuaram e enfrentaram a pandemia”, disse Zanotto, que é autora do requerimento para a realização da audiência.

A oitiva na Comissão de Seguridade Social e Família foi em comemoração aos 15 anos da Lei 11.350/06, que regulamenta as atividades dos agentes que fazem parte da equipe multidisciplinar de atendimento do SUS.

O dia nacional da categoria foi comemorado nesta segunda-feira (4), com mobilizações em todo o país.

Além de facilitar o acesso da comunidade aos serviços de saúde, Carmen disse que os agentes continuam a exercer papel destacado no combate à epidemia da dengue em todas as regiões.

Veto 44

Carmen Zanotto manifestou também apoio às propostas sobre a valorização profissional dos agentes em tramitação na Casa, entre eles a derrubada do Veto Presidencial 44, que impediu o reajuste do piso nacional do salário da categoria.

“A luta dos agentes comunitários e de endemias une todos nós profissionais da área da saúde, que há anos batalham por condições dignas de trabalho e melhoria salarial”, afirmou

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!