Fora Bolsonaro: Alessandro Vieira defende união pela ‘terceira via’ em 2022

Para o senador, as manifestações deste domingo em várias capitais são ‘o primeiro passo de uma caminhada que será difícil, mas absolutamente necessária e inadiável’ (Foto: Reprodução/Assessoria)

Em ato pró-impeachment do presidente Jair Bolsonaro neste domingo (12), o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) afirmou que no ‘momento em que se busca um nome viável para a terceira via a Bolsonaro e Lula, não se deve julgar como os brasileiros votaram em 2018, mas unir todos os eleitores descontentes em torno de um nome novo e honrado em 2022, fora dos extremos que hoje lideram as pesquisas eleitorais’. No alto de um carro de som na Avenida Paulista, em São Paulo, o pré-candidato do Cidadania à Presidência da República em 2022 pediu que cada um faça a sua parte.

“Contra o populismo, a corrupção e a ausência total de um projeto que reduza desigualdades e nos direcione para o futuro sonhado. Hoje demos o primeiro passo na luta por um País forte, unido e democrático”, disse Alessandro Vieira.

Para ele, as manifestações deste domingo em várias capitais são ‘o primeiro passo de uma caminhada que será difícil, mas absolutamente necessária e inadiável’.

“O Brasil vive uma ameaça muito grande e um retrocesso significativo em áreas essenciais: desigualdade aumentando, educação destruída e vamos ficar esperando sentados?”, cobrou o senador.

Ele lembrou, ainda, que a corrupção está enraizada no Brasil há muito tempo, herança dos últimos presidentes.

“O Brasil merece mais!”, afirmou Alessandro Vieira.

As manifestações ‘Fora Bolsonaro’ ocorreram cinco dias depois dos atos de raiz golpista encabeçados pelo presidente Bolsonaro no dia 7 de Setembro. O protesto, apartidário, que segundo o senador Alessandro ‘não vetou ninguém’, teve adesão de grupos de protestos como o MBL (Movimento Brasil Livre) e pelo VPR (Vem Pra Rua), e não contaram com o PT, nem PSOL, por opção dos partidos.

Outros pré-candidatos também estiveram presentes. Além do senador Alessandro Vieira, marcaram presença na Avenida Paulista, a maioria vestidos de branco, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB); o ex-governador do Ceará e candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT); o candidato à presidência em 2018 João Amoedo (Novo); o ex-ministro da Saúde do governo Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta; e a senadora Simone Tebet (MDB-MS), apontada como candidata pelo MDB. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), participou do ato de Porto Alegre.

‘Projeto democrático’

Na rede social, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) disse que as manifestações apontam para uma aglutinação em torno de um ‘proeto democrático’ para o País no ano que vem.

“O povo começou a ganhar as praças hoje em torno de um projeto democrático para 2022, em substituição ao atual governo. Outros atos virão, maiores e mais unitários. O Brasil clama por mudanças”, escreveu a parlamentar em seu perfil no Twitter.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!