TCU suspende aditivo de contrato da VTCLog com Saúde após representação de Eliziane Gama

Durante depoimento do motoboy da empresa à CPI da Pandemia, a senadora detalhou ‘alguns pontos estranhos do contrato’, como um ‘jogo de planilhas (Foto: Roque de Sá/Agência Senado) 

Atendendo representação da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), o ministro do TCU (Tribunal de Contas de União), Benjamin Zymler, determinou que o Ministério da Saúde suspenda um aditivo de contrato com a VTCLog, apontando a possibilidade de que a celebração do termo tenha configurado uma tentativa de fraude aos cofres públicos. O acréscimo, agora suspenso, mudou a metodologia usada para medir um dos serviços prestados no galpão da empresa em Guarulhos (SP), de manipulação de itens. A VTCLog é alvo de investigação da CPI da Pandemia no Senado.

Na decisão publicada nesta quinta-feira (00) e que agora seguirá para análise do plenário do TCU, Zymler afirmou haver “fundados elementos de que a celebração do segundo termo aditivo não atinge o interesse público, quer por caracterizar fuga ao regular procedimento licitatório, quer por indicar a prática de ato antieconômico para a administração pública”.

A senadora Eliziane Gama disse que a medida cautelar ao aditivo concedida pelo ministro é resultado do trabalho de investigação da CPI da Pandemia, que revelou recentemente indícios de que a empresa teria pago boletos bancários em nome do ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias.

“Identificamos alguns pontos estranhos e acionamos o TCU. O ministro Benjamin reconheceu, em seu despacho, que há indícios que podem configurar fraude. É importante esmiuçar bem esse contrato”, afirmou.

‘Jogo de planilhas’

Durante depoimento à CPI no dia 1º de setembro de Ivanildo Gonçalves, motoboy responsável por fazer saques milionários para a VTCLog, a senadora detalhou ‘alguns pontos estranhos do contrato’. 

“Temos um aparente contrato perfeito, mas no detalhamento minucioso, a gente percebe um jogo de planilhas e claramente um aumento sem precedentes, exatamente no termo manipulação”, disse Eliziane Gama.

A representação no TCU foi feita durante do recesso parlamentar pela senadora maranhense,  responsável pela análise dos aditivos da VTCLog. O líder de bancada do Cidadania no Senado e membro da CPI da Pandemia, Alessandro Vieira (SE), endossou o pedido.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!