Leila Barros diz que aumento da pobreza no DF é ‘revoltante’

População do Distrito Federal foi a unidade da federação que mais empobreceu entre o primeiro trimestre de 2019 e janeiro de 2021, mostra estudo de economista do FGV-Ibre (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

A senadora Leila Barros (Cidadania-DF) disse na rede social, nesta segunda-feira (30), que o aumento da pobreza no Distrito Federal de 12,9% para 20,8% da população, registrado pelo estudo do economista Daniel Duque, pesquisador do FGV-Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), é ‘revoltante’.

“Não bastassem as 10.024 mortes por Covid-19 no DF, os escândalos de corrupção e o descaso do GDF [Governo do Distrito Federal], temos de lidar ainda com o aumento dos preços e da pobreza”, postou a senadora em seu perfil no Twitter, ao comentar matéria do jornal Correio Braziliense sobre o estudo (veja aqui).

De acordo com o levantamento, a população do Distrito Federal foi a unidade da federação que mais empobreceu entre o primeiro trimestre de 2019 e janeiro de 2021. Já a extrema pobreza, cresceu 4,1%, de 3,2% para 7,3% dos habitantes.

No Brasil, a fatia de população pobre passou de 25,2% para 29,5%. Conforme dados do estudo, a pandemia de Covid-19 é considerada como a maior causa do empobrecimento dos brasileiros. 

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!