Reinaldo Azevedo: Será que a proposta de uma greve de sexo levaria ao golpe militar?

Não há ataque nenhum às Forças Armadas na fala do presidente da CPI

O mais forte só precisa de pretextos, não de fatos. Ainda que o cordeiro, na correnteza, mate a sua sede alguns metros abaixo, o lobo o acusa de sujar a sua água. Desmentido pela física, evoca questões de honra: “Você falou mal de mim!”. E o sanguinário reaça engole aquele que apostou na ciência e no argumento.

Dada a pusilanimidade da nota emitida na quarta, o ministro da Defesa e os três comandantes militares podem, sendo do seu gosto, entrar nesta fábula da fábula na pele do lobo, mas me parece que estão a ver cordeiros onde não os há. Esse filme já passou. Ameaçar com golpe é fácil. Dá-lo nem é tão difícil. A questão está em como mantê-lo. Seria o caminho mais curto para a cadeia. Melhor uma aposentadoria rechonchuda.

A resposta dada pelos fardados ao senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI, foi, obviamente, truculenta, golpista e esquizofrênica. Leiam este trecho: “As Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano às instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro”. O que quer dizer? Que elas podem botar as tropas nas ruas contra o “golpista” Aziz, em nome da democracia?

Em 1968, o lobo queria comer todo o oviário. Um dos signatários do AI-5, Jarbas Passarinho, cravou a frase histórica: “Às favas, senhor presidente, neste momento, todos os escrúpulos de consciência”. E justificou a “ditadura escancarada” liderada por Costa e Silva. Na ata, a expressão “às favas” foi substituída por “ignoro”. As tiranias costumam ter pudor vocabular. Só não têm escrúpulos de consciência.

Havia meia dúzia de gatos pingados a sonhar no Brasil com um levante armado e uma futura ditadura comunista. Nada que uma democracia não pudesse enfrentar —como se viu em alguns países da Europa na década de 1970— ou que o regime inaugurado em 1964 por aqui, que já era de força, não tivesse como debelar.

Mas sabem com é. A paixão sanguinolenta estava com fome. A 3 de setembro de 1968, o deputado Márcio Moreira Alves protestou pelo segundo dia consecutivo contra a invasão da Universidade de Brasília pela Polícia Militar, que se deu com incrível truculência.

Propôs que pais e mães impedissem seus filhos de desfilar no Sete de Setembro. Mas não foi esse o trecho que mais incomodou. Alves incitou as mulheres a uma espécie de “Lisístrata” do civismo —alusão aqui à peça de Aristófanes que trata de uma greve de sexo feita pelas mulheres.

Afirmou: “Esse boicote pode passar também às moças, àquelas que dançam com cadetes e namoram jovens oficiais”. Seria preciso fazer hoje no Brasil com que as mulheres de 1968 repetissem as paulistas da Guerra dos Emboabas e recusassem a entrada à porta de sua casa àqueles que vilipendiam a nação. Recusassem a aceitar aqueles que silenciam e, portanto, se acumpliciam.”

Bater na ditadura já parecia inaceitável. Mas recomendar que as moças não namorassem os cadetes passava da conta, não? Os militares pediram à Câmara o que sabiam, de antemão, que não obteriam: a cabeça de Alves. E então usaram a “Lisístrata” caipira como um dos pretextos para o AI-5. Era conversa fiada. A ditadura arreganhada era o desdobramento natural do regime. O lobo não precisa de argumentos.

O que disse Aziz? “Os bons das Forças Armadas devem estar muito envergonhados com algumas pessoas que hoje estão na mídia. Porque fazia muito tempo (…) que o Brasil não via membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua dentro do governo. (…) Porque o Figueiredo morreu pobre; porque o Geisel morreu pobre (…). Uma coisa de que a gente não os acusava [os militares] era de corrupção. Mas, agora, Força Aérea Brasileira, coronel Guerra, coronel Elcio, general Pazuello… E haja envolvimento de militares!”

Não há ataque nenhum às Forças Armadas. Trata-se de uma crítica a maus militares, que estão fora do lugar. Daqui a pouco, serão 600 mil mortos. O país dos cemitérios e os discursos golpistas de Bolsonaro não ofendem o senso de honra dos fardados? Querem usar a fala de Aziz como a “Lisístrata” da hora?

Já não somos os cordeiros de antes. E não há lugar, na ordem das coisas, para a tirania dos lobos. Tenham mais pudor! (Folha de S. Paulo – 09/07/2021)

Reinaldo Azevedo, jornalista, autor de “O País dos Petralhas”

Leia também

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!