Alessandro Vieira vai propor CPI para apurar esquema de ‘rachadinhas’ de Bolsonaro

“Ninguém está acima da lei. Os fatos narrados são graves e exigem apuração imediata”, afirma o senador (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE) vai protocolar ainda nesta segunda-feira (05) um pedido para a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as recentes denúncias de ‘rachadinhas’ envolvendo o presidente da República, Jair Bolsonaro, à época em que exercia o mandato de deputado federal, de 1991 a 2018.

Segundo revelado hoje (05) pela jornalista Juliana Dal Piva, do Portal UOL,  gravações de Andrea Siqueira Valle, ex-cunhada de Bolsonaro, indicam um envolvimento direto do presidente em um esquema ilegal de entrega de salários de assessores na época em que ele era deputado federal.

“Os fatos são gravíssimos e exigem apuração. O Senado tem legitimidade e estatura para fazer essa investigação, mesmo em um momento tão difícil da nossa história”, disse Alessandro Vieira.

Em uma das gravações reveladas pelo UOL, a fisiculturista Andrea Siqueira Valle afirma que Bolsonaro demitiu o irmão dela, André Siqueira Valle, porque ele se recusou a devolver a maior parte do salário como assessor. Andrea e André são irmãos de Ana Cristina Siqueira Valle, segunda mulher do presidente.

“Ninguém está acima da lei. Os fatos narrados são graves e exigem apuração imediata”, afirmou o senador do Cidadania na rede social.

Para a criação de uma CPI, são necessárias as assinaturas de pelo menos 27 senadores, ou seja, um terço dos parlamentares do Senado. (Com informações da assessoria do parlamentar e Portal Uol)

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!