Luiz Carlos Azedo: Não existe almoço grátis

NAS ENTRELINHAS – CORREIO BRAZILIENSE

A busca de uma alternativa de centro para as eleições de 2022 reuniu, ontem, representantes de sete partidos, dando início às articulações para construção de uma candidatura robusta de centro. O perfil da reunião revela contradições que dificultam a convergência entre as forças de centro-esquerda e centro-direita do país, que terão de fazer concessões recíprocas. O compromisso firmado entre as siglas foi enfrentar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O encontro foi articulado pelo ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta, que pleiteia a vaga de candidato do DEM.

Participaram da reunião ACM Neto (DEM), Mendonça Filho (DEM), Renata Abreu (Podemos), Bruno Araújo (PSDB), José Luiz Penna (PV), Aureo Ribeiro (Solidariedade), Roberto Freire (Cidadania) e Herculano Passos (MDB). Segundo o presidente do Cidadania, o ex-deputado Roberto Freire, não houve discussão de nomes. O presidente do PSDB, deputado Bruno Araujo (PE), disse que o grupo busca construir nomes viáveis para uma terceira via, supostamente desejada por 58% dos eleitores, segundo pesquisas.

A reunião rompeu o imobilismo dos partidos políticos que ainda não têm candidaturas definidas à Presidência. A iniciativa, para surpresa geral, foi do DEM, um partido muito engajado no governo federal, no qual se destaca a ministra da Agricultura, deputada Tereza Cristina (MS). A presença de ACM Neto e Mendonça Filho no encontro, ao lado de Mandetta, não somente prestigia a pré-candidatura de Mandetta, como sinaliza o possível desembarque da candidatura de Jair Bolsonaro. O presidente do PV, José Luiz Penna, é um dos principais articuladores da candidatura do ex-ministro.

A presença da deputada Renata Abreu na reunião foi muito importante. A legenda, hoje, é uma potência no Senado, com uma bancada de nove senadores. Renata apostou na candidatura do ex-ministro da Justiça Sergio Moro, que optou pela carreira de consultor de risco na área jurídica. Com isso, ficou sem candidato para chamar de seu, embora ainda possa lançar o senador Álvaro Dias, que já concorreu à Presidência na eleição passada. Situação muito semelhante é a do Cidadania, que apostava na candidatura de Luciano Huck, que desistiu do projeto eleitoral e será o substituto de Fausto Silva nas tardes de domingo da TV Globo.

Grandes ausentes

O PSDB é grande interessado nessa articulação, mas não poderá oferecer nenhuma alternativa antes das prévias da legenda, marcadas para novembro, nas quais o governador de São Paulo, João Doria, é confrontado pelo governador do Rio do Grande do Sul, Eduardo Leite; pelo senador Tasso Jereissati (CE); e pelo ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio. Enquanto não escolher seu candidato, o PSDB terá um papel secundário na articulação, mas é grande interessado em que as negociações prossigam.

Duas legendas mandaram representantes à reunião, o que sinaliza uma postura de observador. O presidente do MDB, o deputado Baleia Rossi (PSDB), não foi ao encontro, mas deu declarações apoiando a articulação. Anunciou que a legenda pretende apresentar um nome próprio como alternativa. O presidente do Solidariedade, deputado Paulinho da Força (SP), também mandou representante. Conversa, ainda, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o candidato do PDT, Ciro Gomes, legendas com tradição no movimento sindical.

Grandes ausências da reunião foram o PDT e Ciro Gomes; e o PSB, que está dividido entre o apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a uma candidatura de centro. A ausência do PSD também foi significativa. Seu presidente, o ex-prefeito Gilberto Kassab, tem a intenção de lançar um candidato próprio. A legenda havia cortejado o apresentador Luciano Huck, mas agora busca atrair o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para ser candidato ao Planalto. Uma opção prata da casa é Otto Alencar (BA), que vem se destacando na CPI da Covid. (Correio Braziliense – 17/06/2021)

Leia também

Desoneração da folha é leite derramado

NAS ENTRELINHASO Congresso pretende reduzir os impostos e exigir...

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!