Após decisão da direção municipal de apoiar a pré-candidatura à reeleição de Edmilson (PSOL) à Prefeitura de Belém, o Cidadania realizou nesta segunda-feira (29), um ato político de adesão, com a presença de lideranças políticas e militantes do partido, e coordenado pelo ex-deputado federal Arnaldo Jordy.
“Estamos com uma frente de partidos que é o que tem de mais comprometido com o país, com a democracia, a soberania nacional, com a inclusão social e a redução das desigualdades socioambientais”, declarou Edmilson, agradecendo a adesão do Cidadania.
Jordy disse que a semelhança de convicções, assim como o enfrentamento da extrema-direita e de um governador estadual que tenta governar a cidade através do primo dele, foram os motivos que levaram os filiados do Cidadania a definir apoiar a reeleição de Edmilson Rodrigues.
“Estamos juntos para fortalecer o governo Lula, isolar o bolsonarismo e juntar todas as forças democráticas, progressistas e compromisso com esses valores para a gente fazer a COP 30 à altura que Belém e o estado do Pará merecem”, ressaltou Jordy.
“Temos que fazer essa capilarização nas redes sociais e no dia a dia, mostrando os desafios, tudo o que está sendo feito e eliminar a sabotagem, que pouca gente percebe, associada à corrupção para financiar apoio institucional, tudo combinado. Estamos vivendo uma ditadura institucional no estado do Pará”, criticou o presidente estadual do Cidadania, mencionando o caso dos ônibus elétricos que tiveram a compra suspensa pela conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Ann Pontes.
Edmilson Rodrigues fez um balanço da gestão, mencionando investimentos como o programa de renda cidadã Bora Belém, que tira 90 mil pessoas da fome todos os meses; a reforma de 74 escolas municipais, todas com internet e a maioria equipada com ar condicionado e placas de energia solar; 600 mil pessoas beneficiadas com obras de macrodrenagem, drenagem e pavimentação, principalmente nas periferias; e a implantação do Saúde Belém Digital, o primeiro serviço de consulta online de uma prefeitura do Brasil, entre outros.
“Vamos fazer uma campanha linda. A gente tem que ter humildade para reconhecer os problemas que tivemos no governo e também de reconhecer que é um novo momento. Belém recebe investimentos para a COP 30, que deixarão um importante legado ao nosso povo”, destacou Edmilson. “Nós queremos que Belém se afirme como um a metrópole que orgulha em ser essa herança do povo cabano e se afirmar como capital do mundo, porque somos a sede da COP 30”, disse Edmilson.
A adesão do Cidadania reforça a Frente Popular, que conta com PT, Rede, PCdoB, PV, PDT, PSOL, além de movimentos sociais.
Convenção
A convenção do PSOL que vai confirmar a candidatura de Edmilson Rodrigues será realizada no próximo sábado, 3, no Espaço Náutico Marine Clube, na Avenida Bernardo Sayão ao lado do 1º portão da UFPA, no bairro do Guamá.