Diante da rejeição de mais da metade dos brasileiros à polarização, os três partidos devem sacramentar candidatura alternativa na próxima terça-feira
Em reunião nesta quarta-feira (18), MDB, PSDB e Cidadania decidiram convocar as direções dos três partidos na próxima terça-feira (24) para discutir e definir, com base em pesquisa interna encomendada pelo grupo, um nome único e de consenso do centro democrático para a Presidência da República nas eleições de outubro deste ano.
Baleia Rossi (MDB), Bruno Araújo (PSDB) e Roberto Freire (Cidadania) avaliaram os resultados da pesquisa, entre eles o de que mais da metade da população brasileira rejeita a polarização. “Os partidos nos deram um mandato para buscar a candidatura única, mas não podemos decidir por eles. Nós chegamos hoje a um consenso e vamos na terça-feira colocar isso para as nossas direções”, disse Freire.
Questionado se podia garantir que os três partidos caminharão juntos após a reunião de hoje, Araújo disse que essa “garantia precisa ser só ratificada agora pela autoridade política das comissões executivas e das nossas bancadas”. “A partir daí, apontar um nome que reúna a esperança de quebrar essa polarização que não faz bem à sociedade brasileira e começar a construir de forma sólida a aliança, incluindo aspectos regionais e demandas que possam fortalecer essa candidatura”, ressaltou.
Rossi, por sua vez, disse que, historicamente, Cidadania, PSDB e MDB “nunca deixaram de trabalhar pelo país” e que a pesquisa “trouxe alguns números muito positivos na construção da unidade”. “A polarização está prejudicando os brasileiros. É um dado extremamente relevante para a construção de uma alternativa mais equilibrada e mais moderada, que busque responder aos problemas reais e não uma briga pela briga”, analisou.