Proposta que altera a lei de diretrizes da política urbana também promove a integração de modais no transporte urbano (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
A Comissão de Infraestrutura aprovou nesta terça-feira (30) o substitutivo do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) ao projeto de lei (PL 3598/2019), de autoria da senadora Leila Barros (Cidadania-DF), que incentiva a prática do ciclismo e promove a integração de modais no transporte urbano. Se não houver recurso para o plenário, o texto segue para a Câmara dos Deputados.
O projeto altera a Lei 10.257, de 2001, que estabelece diretrizes gerais da política urbana. O objetivo é incentivar o planejamento integrado de transporte urbano, inclusive por meio de veículos não motorizados, como bicicletas, com vistas a melhorar as condições de mobilidade urbana.
Alessandro Vieira sugeriu mudanças na Lei 13.724, de 2018, que instituiu o Programa Bicicleta Brasil. Ele propõe a participação da sociedade civil no planejamento, na fiscalização e avaliação das ações de melhoria do sistema de mobilidade cicloviária realizadas com recursos públicos.
O parlamentar também sugere que o planejamento para a implantação de ciclovias e a promoção do transporte cicloviário seja precedido de audiências públicas. Os debates devem analisar temas elementos técnicos do projeto como localização, traçado, seções transversais, interseções viárias, sinalização, cronogramas e ações de conscientização e mitigação de riscos programados junto a pedestres, ciclistas e motoristas. O relatório de Alessandro Vieira foi lido pelo senador Lasier Martins (Podemos-RS). (Com informações da Agência Senado)