A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7) requerimento de audiência pública, de autoria da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), para debater com representantes do Ministério da Saúde e dos Conselhos de Secretários Estaduais e Municipais de Saúde a distribuição de vacinas de acordo com a faixa etária proporcional da população.
A oitiva será conjunta com a Comissão de Educação.
No documento, a parlamentar reforçou que a Nota Técnica 717/202, editada pelo Ministério da Saúde, flexibilizou as regras previstas no PNI (Plano Nacional de Imunização) para autorizar que estados e municípios vacinem a população em geral entre 18 e 59 anos de idade.
“Antes disso, é preciso avançar na imunização dos grupos de maior vulnerabilidade. O aconselhável é que se faça a vacinação simultânea entre a população em geral e os grupos prioritários”, argumentou Zanotto.
A deputada Dorinha Seabra (DEM-TO) é coautora do pedido de audiência pública.
Convidados
Foram convidados Arnaldo Correia de Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde; Carlos Eduardo de Oliveira Lula (SES/MA), presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); e Wilames Freire Bezerra, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. (Assessoria do Gabinete da Parlamentar)