Carmen Zanotto vota a favor da quebra de patente para produzir medicamentos e vacinas

A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) votou nesta terça-feira (6) favorável à aprovação do Projeto de Lei 12/21, que permite ao governo federal quebrar a patente para produzir medicamentos e vacinas nos casos de emergência nacional ou internacional em saúde pública.

Devido às mudanças, a proposta retorna ao Senado Federal.

Segundo o texto, a quebra poderá ocorrer ainda quando o Congresso Nacional reconhecer estado de calamidade pública de âmbito nacional.

“Com a aprovação da licença compulsória de patentes, o Brasil avança na ampliação da produção de vacinas para poder atender a esta grave crise sanitária que já ceifou mais de 500 mil vidas. Em momentos emergenciais, é preciso a tomada de decisões extraordinárias”, avaliou Zanotto, que é relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19.

A parlamentar disse ainda que a medida irá reduzir, no futuro, os altos custos com a importação de imunizantes.

A quebra de patente é uma expressão usualmente usada para situações em que o poder público deixa de reconhecer a exclusividade de exploração de um determinado produto pelo desenvolvedor ou inventor em momentos excepcionais, atribuindo a fabricantes aptos uma licença compulsória para a produção por tempo determinado. (Assessoria do Gabinete da Parlamentar)

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!