Avança projeto de Amom que garante transporte gratuito para pessoas com deficiência em tratamento

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei do deputado Amom Mandel (Cidadania-AM) que garante gratuidade de transporte coletivo terrestre, aquaviário e aéreo para pessoas com deficiência que necessitem se locomover para exames e tratamentos médicos.

O parlamentar explica que a gratuidade para os pacientes valerá quando esses serviços médicos não estiverem disponíveis na região de residência do beneficiário, o que vai beneficiar pessoas que moram em cidades que carecem de serviços de saúde. O Projeto de Lei 3844/24 altera a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Para obter o benefício, o paciente deverá apresentar laudo médico atestando a necessidade de tratamento fora do domicílio, bem como comprovante de agendamento de consulta, exame ou tratamento médico.

Em estados que se situam na região amazônica, por exemplo, que abarca 42% do território nacional, o deslocamento é extremamente complicado e oneroso, o que prejudica aqueles pacientes que não tem condições de arcar com os gastos de viagens para tratamento médico.

A proposta será analisada agora pelas comissões de Viação e Transportes; de Saúde; de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Senado.

Leia também

Nota do Cidadania

REGIONAL O Cidadania acompanha com atenção e preocupação o momento...

Nota do Cidadania

MASTERGATE 1º de fevereiro, Av. Paulista, São Paulo O Cidadania vem...

Roberto Freire afirma que Lula não é imbatível e relembra riscos de 2022

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, afirmou que...

Trump/Monroe e o Big Stick

O caráter ditatorial do regime de Nicolás Maduro sempre...

A ditadura de Maduro não justifica a ação de Trump

De há muito lutamos pelo fim do infame regime...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!