Cidadania lamenta a morte do cineasta Vladimir Carvalho, expoente da cultura e defensor da democracia

Cineasta de mão cheia e um dos grandes nomes da cultura nacional, Vladimir Carvalho nos deixou nesta quinta-feira, aos 89 anos. Expoente do movimento batizado de Cinema Novo e um dos maiores documentaristas do país, Vladimir sempre teve uma relação estreita com a política e com o PCB, do qual o Cidadania é sucessor.

É com profundo pesar que a direção nacional do partido lamenta a sua morte e se solidariza com familiares e amigos. Vladimir deixa um legado que já é um patrimônio da cultura nacional, tendo dirigido filmes como Giocondo Dias, Rock Brasília, Engenho de Zé Lins, Conterrâneos Velhos de Guerra, Brasília, a Ultima Utopia, O homem Areia e O país de São Saruê. Teve como um de seus parceiros nesse movimento o cineasta Glauber Rocha.

Natural de Itabaiana, na Paraíba, se radicou em Brasília, onde também foi professor na UnB e um dos nomes que mais movimentaram o cenário cultural da capital federal.

Em nome de todos os nossos filados e dirigentes, prestamos nossas homenagens a um homem que, por meio da cultura e também na política, ajudou o país a reconquistar a democracia e levantar a bandeira da justiça social.

Jamais será esquecido!

Brasília, 24 de outubro de 2024.

Comte Bittencourt
Presidente

Regis Cavalcante
Secretário Geral

Leia também

Em Curitiba, Cidadania filia futuros candidatos a deputado

Dirigentes estaduais, municipais e autoridades do Paraná participaram de...

Arnaldo Jardim defende aprovação do PL da Reciprocidade

Deputado do Cidadania foi escolhido relator da matéria, que...

Em Vitória da Conquista/BA, reunião trata de congressos do partido

Com intuito de preparar o Cidadania para os congressos...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!