Reflexões sobre a magia do teatro para crianças

É impressionante a interação das crianças com um espetáculo falado em espanhol

Na quinta-feira (14/9), no teatro de arena do Serviço Social do Comércio (Sesc), tive o privilégio de assistir a duas peças teatrais que me levaram a refletir profundamente sobre o encanto e a magia que o teatro pode proporcionar às crianças. Foi um dia marcante, repleto de risos, surpresas e momentos inesquecíveis.

A primeira peça, “Gracias y Desgracias de la Bruja Mala Facha”, apresentada pela Compañia Solitaria Machala, trouxe à vida a personagem da bruxa Mala Facha, uma figura peculiar e adorável. Mala Facha, com sua bondade e uma pitada de distração, dedicou-se a ajudar pessoas em dificuldades, utilizando seus conhecimentos e habilidades mágicas. Fiquei cativado por essa bruxa boa, cujo coração generoso aqueceu a todos na plateia. Assistir a essa peça de títeres foi um lembrete inspirador de como a empatia e a compaixão podem criar pontes mágicas entre o mundo real e a imaginação das crianças.

Mas o que mais me impressionou foi a interação das crianças com um espetáculo falado em espanhol. Mostrou-me que na arte, não existem fronteiras, não existem barreiras, nem mesmo as da língua. As crianças, com seus olhares curiosos e expressões cativantes, responderam com entusiasmo às perguntas da bruxa Mala Facha, independentemente do idioma. Foi um testemunho do poder universal da arte de tocar corações e criar conexões genuínas.

Logo em seguida, tivemos o privilégio de testemunhar “Clownchaco,” apresentado pela Compañia Teatral Do-Re-MiMo, vinda da Colômbia. Esta jornada mágica e hilariante pelo mundo do palhaço foi uma explosão de comédia, trapalhadas e momentos de riso desenfreado. O palhaço, com suas travessuras e traquinagens, nos levou a um universo onde a alegria e a espontaneidade reinam supremas.

A interação das crianças com esse espetáculo foi ainda mais incrível. Convidadas ao palco para participar, elas se tornaram parte integral da comédia, respondendo aos gestos e palhaçadas com risadas contagiantes. Vi pais e filhos rindo juntos, compartilhando momentos de alegria e criando memórias que, tenho certeza, permanecerão em seus corações por muito tempo.

Essas experiências teatrais me lembraram da importância do teatro na vida das crianças e de como ele pode transcender as barreiras da língua e da cultura. O teatro não é apenas entretenimento; é uma ferramenta mágica que abre portas para a imaginação, promove a empatia e o entendimento, e proporciona momentos de alegria pura.

Neste mundo agitado, muitas vezes esquecemos a importância de nutrir a imaginação das crianças e permitir que elas explorem a magia que o teatro oferece. Ontem, no FICATE, testemunhei como o teatro pode ser uma fonte inesgotável de aprendizado, alegria e conexão. Afinal, como diz o lema do FICATE, “A América se encontra aqui,” e ontem, essa América se encontrou no palco, nas risadas das crianças e na magia do teatro.

Que continuemos a proporcionar essas experiências mágicas para as gerações futuras e a celebrar a riqueza cultural da América Latina por meio das artes teatrais.

Leia também

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!