George Gurgel de Oliveira: Brasil, dia mundial do meio ambiente e os desafios para a sustentabilidade

No Brasil, os avanços a favor da sustentabilidade, regra geral, são reativos. Acontecem em função da pressão da sociedade

Vivemos um processo de mundialização que foi transformando a humanidade nas suas relações entre si e com a própria natureza, impactando, como nunca antes na história, a biodiversidade planetária, colocando em risco a sobrevivência da própria humanidade.

No Brasil, o Governo Lula está desafiado a garantir e ampliar a democracia brasileira, em uma outra perspectiva frente à nossa difícil realidade política, econômica, social e ambiental e às mudanças em andamento no cenário internacional, onde a guerra Rússia-Ucrânia com a participação efetiva da OTAN e dos EUA, traduz a complexidade do mundo em que vivemos, com um maior protagonismo do mundo oriental, tendo a China como a expressão maior desse complexo cenário internacional.

Os conflitos e as contradições econômicas, sociais e ambientais gerados ao longo da história da sociedade brasileira permanecem como resultado das relações predatórias e desiguais entre os diversos atores políticos, econômicos e sociais que ainda determinam o funcionamento da sociedade brasileira e as relações estabelecidas desta sociedade entre sí, com a sociedade mundial e a própria natureza.

O processo de urbanização acelerada, a partir dos anos 70 do século passado, agravou as questões relacionadas à segurança pública, mobilidade, saneamento básico, moradia, educação e saúde, chamando a atenção para os graves problemas a serem enfrentados pela sociedade brasileira e atualmente. São alarmantes os custos econômicos, sociais e ambientais deste modelo de desenvolvimento insustentável. Nos últimos anos, ampliou-se o nível de degradação e desmatamento da Amazônia, dos Cerrados e do Pantanal, tendo atingido diretamente as comunidades indígenas e os povos das florestas. A pandemia desnudou as nossas mazelas e tristes realidades: a anunciada tragédia Ianomani é a mais perfeita tradução do descaso dos governantes, caso explícito do Governo Bolsonaro, com a Amazônia e as suas comunidades ancestrais.

Assim, o Brasil, no século XX, fez uma modernização conservadora, excludente. Avançou tecnologicamente em algumas áreas, a exemplo da indústria de petróleo e gás, alcoolquímica, biomassa, aviação, armas e equipamentos militares, agricultura e pecuária. Por outro lado, como na Colônia, continua exportador de recursos naturais e produtos de baixo valor agregado, em larga escala: minérios de ferro, produtos agropecuários, alumínio, papel e celulose, soja e carnes, com consumo gigantesco de água e energia incorporado nesses processos produtivos. Ainda, nos últimos anos, agravou-se esta situação, com a diminuição do setor industrial na participação do PIB brasileiro.

Governo Lula e os desafios da sustentabilidade

Neste cenário internacional de ameaças e oportunidades, o Brasil pela sua dimensão territorial, pelas riquezas naturais, base técnica e científica que construiu, aliado ao ativismo da sociedade civil e à cultura diplomática construída historicamente, tem jogado um papel relevante na discussão de uma sustentabilidade planetária, desde a RIO+92, nos fóruns internacionais, particularmente na ONU.

O Governo Lula está desafiado a voltar a ter este protagonismo internacional, perdido pelo Governo Bolsonaro. Portanto, coloca-se a necessidade de um diálogo permanente entre as forças políticas, econômicas e sociais nacionais e internacionais, incorporando, efetivamente, o caráter de urgência destas mudanças a favor da sustentabilidade brasileira e planetária a serem realizadas com o apoio e a participação efetiva da ONU, do FMI, do Banco Mundial, da OMC, da OIT, do MERCOSUL , Parlamento da Amazônia, BRICs, entre outras organizações multilaterais, em diálogo com a comunidade científica para se trabalhar políticas de cooperação internacional de maneira integrada, que avancem para a sustentabilidade mundial, continental e nacional, frente às urgências colocadas pelas mudanças climáticas e a realidade econômica, social e ambiental da humanidade e do Brasil.

No Brasil, os avanços a favor da sustentabilidade, regra geral, são reativos. Acontecem em função da pressão da sociedade em relação a determinados programas e projetos governamentais e da iniciativa privada, causadores de grandes impactos sociais e ambientais, com reflexos negativos na qualidade de vida das populações.

A construção da Agenda 21 no Brasil, por exemplo, que se prolongou durante dez anos, foi entregue oficialmente a ONU em 2012, na Conferência de Joanesburgo. Desde então, não houve e não há uma estratégia de implementação dessa Agenda a nível nacional, nem regional, de uma maneira integrada entre os entes da Federação e a Sociedade em geral. Os compromissos assumidos pelo governo brasileiro com a ONU e com a própria sociedade não estão em pauta e muito menos incorporados ao processo de construção e implementação das políticas públicas brasileiras. Falta sintonia, diálogo permanente, consensos entre os diversos atores políticos, econômicos e sociais para a implementação dessa Agenda. Uma descontinuidade política e administrativa preocupante. Como acontece, via de regra, com a administração pública brasileira em geral.

A constituição de 1988, avançou na área social e ambiental. Declara categoricamente no capítulo VI que todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, sendo responsabilidade do poder público e da sociedade o dever de defender e preservar para as atuais e futuras gerações.

Assim, na últimas décadas, foram criadas as condições para a construção de políticas públicas, que incorporem de maneira sistêmica as questões econômicas, sociais e ambientais, fundamentos para a construção de uma de sociedade sustentável no Brasil.

No entanto, a realidade é muito mais complexa. No Brasil, desde os anos de 1970 do século passado, os grandes programas e projetos de infraestrutura construídos não incorporam a questão ambiental e social como valores estratégicos. Via de regra, criam maneiras e artifícios para o não cumprimento da legislação, acarretando, muitas vezes, em graves acidentes e impactos sociais e ambientais. Os acidentes ambientais na área de mineração, a exemplo da tragédia do rompimento de barragens em Minas Gerais, como o envenenamento das águas no território Ianomami são a mais perfeita tradução da nossa incapacidade de construção e implementação de políticas publicas, que venham a atender às expectativas básicas da sociedade e de preservação do meio ambiente brasileiro.

A questão da água, dos rios, dos aqüíferos, do oceano atlântico, das florestas, particularmente a Amazônia e de todo o patrimônio natural brasileiro, cada vez mais, são valores estratégicos para o Brasil, devendo ter uma atenção especial do Governo Lula e de toda a sociedade brasileira.

O rio Amazonas e o rio São Francisco, entre outros, clamam por políticas de gestão de bacia adequadas – a experiência do Comitê do São Francisco nos últimos anos é positiva, instrumento importante para a sustentabilidade econômica, social e ambiental regional e nacional.

Mudanças climáticas

Evidencia-se, uma forte relação entre as mudanças climáticas, a maneira de ocupação do território, do que se produz, como se produz, o que consome a sociedade e a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

O aumento do preço do barril de petróleo, o efeito das mudanças climáticas em todo o planeta, a conjuntura internacional desfavorável com a Guerra Rússia-Ucrânia- OTAN e as novas tecnologias na área de energia e do uso da água, criam as condições favoráveis para uma utilização, cada vez maior, das energias renováveis (biomassa, hidrogênio verde, eólica, solar e hidráulica) e a construção de uma nova economia de baixo carbono.

No Brasil, as ações governamentais do Governo Lula, empresariais e da sociedade civil ficam a desejar: os acontecimentos políticos em curso relacionados às terras indígenas e a exploração de petróleo na bacia amazônica é a tradução da nossa incapacidade de diálogo a favor da sustentabilidade desejada pela maioria da sociedade brasileira. As condições atuais e as potencialidades brasileiras na área energética, nas áreas de produção de alimentos e de uma economia de baixo carbono são extraordinárias. Neste contexto, deve-se trabalhar as sinergias entre as políticas públicas, particularmente as voltadas para as áreas de água, saúde, saneamento, energia, produção de alimentos – com incentivo à agroecologia e às de mitigação de gases de efeito estufa, em sintonia com a sustentabilidade regional e nacional.

A realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas no Brasil, a COP30, em novembro de 2025, em Belém, no Pará, será uma nova oportunidade do Brasil voltar a ser protagonista no cenário internacional em prol da sustentabilidade do planeta e do território brasileiro.

Assim, o Governo Lula e a sociedade brasileira devem trabalhar o processo de construção da sustentabilidade no Brasil nos planos nacional e internacional em função das suas potencialidades regionais e nacionais: biodiversidade, território, clima, riquezas minerais, água, energia solar e eólica em sintonia com a ciência, a tecnologia, a inovação e a educação pública de qualidade. As condições para a implementação de uma economia de baixo carbono no Brasil são bastante favoráveis, colocando o Brasil em uma situação de destaque no plano internacional, em relação à sustentabilidade, contribuindo efetivamente para a unidade da América Latina e um mundo multipolar, onde a centralidade das relações internacionais seja a construção de uma cultura de paz, fundamental para a sustentabilidade da humanidade e do próprio planeta.

A sociedade brasileira em geral e o Governo Lula em particular estão desafiados à construção de novas relações políticas, econômicas e sociais entre os diversos atores do Estado, do Mercado e da Sociedade Civil, fundamentos de um novo pacto político, democrático e reformista, no caminho da sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Finalmente, sempre é bom lembrar, deve-se compreender e trabalhar as relações sociedade e natureza, como parte integrante da história da humanidade, procurando entender os conflitos e as contradições da sociedade atual, buscando soluções, sobretudo identificando as diferenças e os reais interesses entre os diversos atores sociais em questão, criando os fundamentos de novas relações políticas, econômicas, sociais e ambientais para a sociedade sustentável a ser construída. (Blog Democracia Política e novo Reformismo – 03/06/2023)

George Gurgel de Oliveira, professor da UFBA e do Conselho do Instituto Politécnico da Bahia

Leia também

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

A luz do poeta Joaquim Cardozo na arquitetura de Brasília

NAS ENTRELINHASMuitos arquitetos e engenheiros vieram para Brasília com...

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

Lula deve pôr as barbas de molho com o cenário mundial

NAS ENTRELINHASDa mesma forma como o isolamento internacional se...
Artigo anterior
Próximo artigo

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!