Editorial Reformistas: Lula pode isolar o Brasil no mundo democrático

Com suas recentes declarações na China, as quais colocam Rússia e Ucrânia no mesmo grau de responsabilidade pela guerra na Europa, Lula se esquece de que, ao invadir o seu vizinho, Vladimir Putin é um agressor a violar as fronteiras de um Estado soberano, membro da ONU, numa flagrante violação do Direito Internacional.

Setores políticos e da imprensa tratam as declarações do presidente do Brasil como mais um deslize de sua conhecida incontinência verbal. Se apenas fosse esse o caso, já seria preocupante, pois as declarações partem do mandatário do maior PIB da América Latina e da 12ª maior economia do mundo, com grave repercussões internacionais.

Porém, ao reiterar nos Emirados Árabes Unidos a narrativa que alinha o Brasil aos interesses de Pequim e de Moscou, Lula dá sinais de que está em curso uma política exterior com o objetivo de confrontar Estados Unidos e União Europeia, numa pueril e anacrônica retomada de uma “luta anti-imperialista” que ainda anima setores passadistas de esquerda.

No Twitter, o site Metrópoles revelou que o secretário das relações internacionais do PT, Romênio Pereira, representou o partido no “Forum de Combate ao imperialismo”, em 31 de março último, encontro que realizou-se em Moscou. No vídeo divulgado, o dirigente petista aparece tendo ao fundo um painel da Rússia Unida, o partido de Putin, num claro apoio polítio ao autocrata russo. Romênio Pereira é o mesmo que causou polêmica ao assinar nota em que celebra a suspeita reeleição do nicaraguense Daniel Ortega.

Lula e o PT não são ingênuos para não perceberem que os recentes acordos da China com a Rússia de Putin e o Irã do regime teocrático fundamentalista islâmico fazem parte de um projeto de hegemonia geopolítica, cujas bases não se assentam nos valores democráticos, no respeito ao direito internacional e aos direitos humanos.

O regime chinês não é uma alternativa socialista como um dia foi a antiga União Soviética, visto que o capitalismo de Estado na China está integrado ao capitalismo mundial e às grandes companhias transnacionais. Tão pouco o cleptocapitalismo dos oligarcas russos e o regime repressivo do Irã, que agora reprime as mulheres por usarem seus cabelos ao vento, representam alternativas progressistas para a Humanidade.

A recente autorização para atracação de navios de guerra do Irã é outro indicativo de que o governo petista está disposto a retomar as relações com seu outrora principal aliado no Oriente Medio ao tempo do líder Mahmoud Ahmadinejad, reiterando a visão da velha esquerda segundo a qual a “luta anti-imperialista” está acima da questão democrática, esta última sempre subestimada, como exemplifica o voto do PT contra o projeto da atual Constituição durante os trabalhos constituintes de 1988.

O Brasil não é Cuba, Nicarágua ou Venezuela, países economicamente irrelevantes para a economia mundial. Que o governo Lula tenha uma relação pragmática com a China está fora de discussão. Porém, atrelar o Brasil ao projeto geopolítico da potência asiática pode ter consequências desastrosas.

Uma delas é o isolamento do Brasil no Ocidente, cujos valores democráticos são compartilhados pela maioria da sociedade brasileira e das forças políticas democráticas do país.

Parceiros importantes como a União Europeia e Estados Unidos, nos quais predominam liberal-democratas, sociais-liberais e sociais-democratas, não assistirão passivamente o fortalecimento de uma política nacionalista e autoritária, hostil à comunidade internacional, e que põe em risco a paz e estabilidade política e econômica do mundo, cujas repercussões dramáticas já se verificam, como a inflação dos combustíveis e dos alimentos, em especial nos países de baixo nível de desenvolvimento.

Se o governo de Jair Bolsonaro transformou o Brasil em pária internacional ao alinhar ideologicamente nossa política externa a autocratas e populistas de direita, o governo Lula não deveria fazer o mesmo com o sinal trocado, submetendo o Itamaraty a um alinhamento automático com regimes autoritários de esquerda, com a ressalva de que o discurso nacionalista e imperial de Putin está mais próximo do fascismo, não por acaso bem relacionado com figuras como Jair Bolsonaro, Donald Trump e líderes da extrema-direita europeia.

Reafirmando seu inegociável compromisso com a democracia como valor universal, o Reformistas se sente na obrigação de alertar seus leitores do significado e das consequências nefastas de uma integração do Brasil ao eixo autoritário Pequim-Moscou-Teerã.

O Reformista reitera a sua convicção de que a melhor política externa para o Brasil continua sendo aquela inaugurada por José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, nos primórdios da nossa história republicana, de autonomia e independência, sem submissão aos interesses de qualquer outra nação ou bloco de países. (Editorial – Reformistas – 18/04/2023)

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!