Vinicius Torres Freire: Haddad leva tiros, mas vence

Com jeitinhos, o ministro da Fazenda mantém receita do governo, mas imposto de exportação de petróleo é besteira

Fernando Haddad conseguiu manter o dinheiro que previa arrecadar com a volta da cobrança do imposto federal sobre gasolina e etanol. Parte desses recursos, porém, deve vir de um imposto provisório (hum) sobre exportação de petróleo, o que é besteira.

O ministro venceu, mas com jeitinhos, uns remendos para satisfazer a assim chamada “ala política” do governo. Na verdade, é o presidente da República teme, com alguma razão, que sua popularidade seja lascada com reajustes de combustíveis. É um assunto crítico especialmente depois do caminhonaço de 2018.

A dita reoneração foi de R$ 0,47 para a gasolina, menos do que os R$ 0,69 que Jair Bolsonaro surrupiara, com o objetivo de ganhar votos na eleição. A fim de compensar o buraco da reoneração parcial, o governo Lula inventou um imposto de exportação sobre petróleo cru. Tanto a cobrança integral do tributo sobre a gasolina como esse imposto de exportação voltam a ser discutidos daqui a quatro meses.

Em resumo, o ministro da Fazenda venceu a batalha. Levou uns tiros e outras disputas virão. Ficou evidente como será difícil levar adiante a ideia de colocar ordem nas contas públicas e como muita gente no governo Lula 3, praticamente quase todo mundo, quer meter a mão na Petrobras.

Petistas quase em geral, economistas “ligados” ao partido ou companheiros de viagem querem sabotar o plano de Haddad de pelo menos limitar o déficit do governo a 1% do PIB em 2023. A meta é insuficiente, mas ainda assim vai ser difícil de cumprir.

A economia desacelera, embora ainda não tão rápido quanto se imaginava. A arrecadação começa a cair. A despesa vai aumentar.

No trimestre de novembro de 2022 a janeiro de 2023, a receita federal foi 1,4% menor do que em novembro de 2021 a janeiro de 2022 (em termos reais: já descontada a inflação). A arrecadação de impostos por ora ficou estável, mas a receita de outras fontes caiu. É o caso dos dinheiros que vêm justamente de exploração de recursos naturais, dividendos de estatais etc., pois a alta do preço das commodities passou. Além do mais, a nova direção da Petrobras quer distribuir menos dividendos, o que também afeta a receita do governo, acionista maior da empresa.

Imposto de exportação em geral é besteira: vide os fracassos da Argentina. É intervenção ineficiente e desastrada: há meios melhores de cobrar imposto. Entre outros problemas, aparecer subitamente com um imposto ruim, por conveniência política, assusta quem pretende investir em produção de petróleo.

É provisório, apenas quatro meses, dizem. Mas algum estrago já foi feito e, no fim das contas, a ideia pode colar.

Gente do governo diz que o imposto sobre a exportação de petróleo cru vai incentivar o refino (produção de derivados, como diesel, gasolina). Para ser ameno: é improvável.

O prazo é curto (quatro meses). Além do mais, não se trata apenas de decidir entre vender mais petróleo ou fazer mais combustível (para as empresas que têm essa opção, em suma a Petrobras). Quando se decide produzir mais de um derivado, aumenta-se a produção de outro, por tabela, o que pode não ser econômico. Aliás, até vender relativamente mais combustível pode não ser econômico.

Suponha-se, porém, que se possa produzir mais combustíveis caso se exporte menos petróleo cru, sem qualquer outro problema. Em tese, o diesel e a gasolina produzidos ainda seriam vendidos ao preço da cotação internacional. Ou não?

Pode ser que muita gente do governo queira mesmo tabelar os preços dos combustíveis, prejudicando a Petrobras, seus investimentos, seu crescimento e, por tabela, a arrecadação do governo e a eficiência econômica em geral. (Folha de S. Paulo – 01/03/2023)

Leia também

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!