Cristovam Buarque – Combustível: mudança boa

A decisão do governo Lula deve ser apoiada por aqueles que olham para o futuro

O governo Lula, por meio dos ministros Fernando Haddad e Alexandre Silveira, demonstrou positivo espírito de mudança com a nova regra sobre o preço dos combustíveis. Saiu do populismo de beneficiar aos atuais consumidores, mesmo sacrificando o futuro do país; sinalizou compromisso com equilíbrio fiscal, repetido diversas vezes nas sucessivas falas; apontou a necessidade de reorientação da matriz energética no transporte, da base fóssil para fontes alternativas. Muitos duvidavam que o novo governo teria a coragem política e a lucidez técnica para esta decisão, que não é fácil, porque a democracia padece de horror ao futuro e compulsão por atender aos interesses imediatos dos eleitores.

A decisão tem sido contestada pelos que olham mais para o contador em Reais na bomba de gasolina do que para o custo histórico; mais para o interesse de cada um e sua corporação no presente do que para o conjunto da população no futuro. Desprezando, por isso, os riscos de inflação estrutural, catástrofe ecológica e a esperada recessão nas economias baseadas em petróleo. A decisão do governo deve ser apoiada por aqueles que olham para o amanhã e desejam que Lula não apenas substitua a tragédia do passado, mas sinalize esperança para o futuro, enfrentando as dificuldades do presente. Este apoio deve ser dado também sugerindo medidas salicionais para estratégias que apontem um novo modelo industrial e energético.

Além das corretas medidas, de preço e tributo, sobre o petróleo, o governo deveria ter apresentado medidas de médio e longo prazo para: a) reorientação da indústria economia mecânica, predatória e protegida para economia verde, digital e eficiente na concorrência internacional; b) medidas que incentivem a substituição dos carros a combustível fóssil por carros movidos a energia elétrica; c) ampliação do parque de energia com fontes alternativas, eólica e solar; d) descentralização territorial do parque produtivo; e) apoio e melhoria da qualidade do transporte público nas cidades.

Esta semana o governo Lula mostrou que não chegou apenas para trazer a democracia de volta, mas também para apontar a uma nova maneira de governar, em direção a um novo Brasil. Foi uma boa mudança, embora ainda incompleta, por não sinalizar uma estratégia para o futuro. (Blog do Noblat – 04/03/2023)

Cristovam Buarque foi senador, governador e ministro

Leia também

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

A luz do poeta Joaquim Cardozo na arquitetura de Brasília

NAS ENTRELINHASMuitos arquitetos e engenheiros vieram para Brasília com...

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

Lula deve pôr as barbas de molho com o cenário mundial

NAS ENTRELINHASDa mesma forma como o isolamento internacional se...

Pauta conservadora avança no Congresso

NAS ENTRELINHASPano de fundo é a sucessão dos presidentes...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!