Alvaro Costa e Silva: A reinterpretação do Oito de Janeiro

Enquanto golpistas viram ‘descontentes’, militares nem sequer são alvos de investigação

Antes o revisionismo histórico demorava um bom tempo —uma, duas, cinco décadas?— para começar a ser divulgado. A ação hoje é imediata. A história mal acabou de acontecer diante de nossos olhos e já tem início sua reelaboração ou “ressignificação”, para usar uma palavra da moda.

Os golpistas do Oito de Janeiro não são golpistas. São jovens e velhos descontentes. A invasão das sedes dos três Poderes não foi uma etapa do golpe —combinada com a tentativa de explodir bombas no aeroporto de Brasília e de fazer bloqueios em rodovias e refinarias, a presença de fanáticos financiados e acampados na porta dos quartéis e a existência do documento de ruptura inconstitucional escondido no armário do ex-ministro da Justiça— e sim um movimento natural de quem não concordava com a eleição do novo governo e queria, apenas, expressar sua opinião.

Com tanta gente inocente, não haveria razão para prender 1.420 patriotas em flagrante ou nas operações da Polícia Federal. Tampouco a possibilidade de a Advocacia-Geral da União pedir a condenação definitiva de 54 pessoas por sua participação na trama. Menos ainda bloquear, a pedido da AGU, R$ 20,7 milhões de indivíduos, empresas e entidades investigadas por financiar atos de vandalismo. Célere, a revisão histórica classifica as decisões como revanchismo e abuso de poder.

Curioso é que os que têm influência de verdade no poder dispensam as narrativas. Até agora nenhum membro das Forças Armadas foi alvo de denúncias do Ministério Público ou de operações da PF, embora oito militares da ativa lotados na Presidência durante o governo Bolsonaro tenham se infiltrado nos acampamentos.

O ministro Francisco Joseli Parente Camelo, futuro presidente do Superior Tribunal Militar, afirmou que atuará com “toda a Justiça” caso receba processos envolvendo militares no Oito de Janeiro. Aguardemos mais essa interpretação da história. (Folha de S. Paulo – 14/02/2023)

Leia também

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

A ponte Krenak

Com Ailton Krenak, a Academia Brasileira de Letras recebe...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

19 Anos sem Karol Wojtyla: Recordando o Legado de João Paulo II

A jornada rumo ao sacerdócio e, eventualmente, ao cargo...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!