Roberto Freire – Manifestações no Irã: Em defesa dos direitos das mulheres

A recente onda de protestos que tomou conta de diversas cidades do Irã pela morte de Mahsa Amini, de 22 anos, presa pela polícia moral em Teerã sob a acusação de usar o véu islâmico de forma inadequada, reforça a nossa luta em relação à ampliação dos direitos das mulheres com um ativismo que não pode estar restrito apenas ao Brasil. A luta pela igualdade de gênero é de toda humanidade para a construção de uma sociedade livre, sem as barreiras impostas pelo fundamentalismo religioso.

A resposta imediata à opressão das mulheres iranianas pelo regime ditatorial e autocrático do líder supremo do país aiatolá Ali Khamenei não pode ser outra senão a retirada de qualquer tipo de apoio – político e econômico – ao seu governo que oprime as liberdades individuais da população feminina. Não se pode aceitar a violência de Estado contra as mulheres iranianas por exercerem suas liberdades fundamentais.

Ao mesmo tempo, não é possível imaginar que as forças da esquerda no Brasil, hegemonizadas pelo PT, ainda continuem defendendo ditaduras como a iraniana por conta de embates que remontam a Guerra Fria entre a antiga União Soviética e os Estados Unidos. Não há como as mulheres brasileiras se associarem a um pensamento político como esse, que despreza direitos básicos já consagrados pelas convenções internacionais, em especial à Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres.

Por isso é fundamental neste período eleitoral a avaliação de propostas para ampliar os direitos das mulheres, a exemplo do que tem feito nesta caminhada a candidata a presidente Simone Tebet, que tem no seu programa de governo planos para a equiparação salarial entre homens e mulheres e a nomeação de ministérios com paridade de gênero, dentre outras.

Às mulheres do Irã a nossa solidariedade e total apoio à luta pela conquista de igualdade e respeito aos seus direitos.

Roberto Freire

Presidente nacional do Cidadania

Leia também

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

A luz do poeta Joaquim Cardozo na arquitetura de Brasília

NAS ENTRELINHASMuitos arquitetos e engenheiros vieram para Brasília com...

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

Lula deve pôr as barbas de molho com o cenário mundial

NAS ENTRELINHASDa mesma forma como o isolamento internacional se...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!