Luiz Werneck Vianna: Os gansos do Capitólio e nós

O negacionismo – seja lá o que isso for – é marca registrada desses tempos de governo Bolsonaro, em sua revolta permanente contra os fatos. Nega-se a pandemia com seu cortejo fúnebre de mais de 650 mil vítimas, as virtudes do direito social e do próprio direito como conquista civilizatória em nome de uma liberdade irrestrita dos indivíduos no espaço social em guerra entre si, a questão ambiental cuja degradação contínua ameaça a sobrevivência da espécie, e entre os mais afoitos, até a forma esférica da terra. Trata-se, na verdade, de uma ação combatente contra a razão e a ciência, típica do irracionalismo fascista com seu culto à supremacia da vontade na instituição da vida social. Noutras palavras, recusar realidade empírica a essa coisa tida por sociedade, pois “quem sabe faz a hora não espera acontecer”, alardeia o voluntarismo político.

Sob essa sinistra orientação, nega-se a lisura do processo eleitoral realizado por urnas eletrônicas, prática usual bem-sucedida entre nós, coincidente com várias pesquisas eleitorais que apontam a vitória oposicionista por larga margem de votos, e se urde no preparo do que em linguagem popular significa melar a apuração eleitoral, possivelmente com o concurso de ações criminosas por parte de esbirros milicianos. O golpe está sobre a mesa, disponível para o uso.

O cometimento desse ultraje que se premedita é de gravidade inaudita, e, caso ocorra, poderá suscitar um amplo movimento de indignação, nacional e extramuros. Na eventualidade, é preciso atentar para os cálculos dos estrategistas do golpe que contam com um tumulto superveniente para desferir o movimento desde sempre desejado: a restauração, remodelada, aqui e ali, do regime do AI-5.

Faz tempo que os democratas brasileiros aprenderam serem as eleições sua forma superior de luta e desse terreno não se afastarão a qualquer pretexto. Nesse sentido, as provocações de que são alvo devem ser ignoradas, levantando contra elas as instituições que afiançam a defesa do Estado Democrático de Direito, ao tempo em que ampliam suas alianças nos limites do possível, admitindo, sem restrições, mesmo antigos aderentes do bolsonarismo e que dele se descolam.

Se porventura um ato de força vier a frustrar a conclusão do processo eleitoral por uma intervenção ensandecida do voluntarismo político, ele não terá como encontrar sustentação no mundo das coisas reais. Estamos bem distantes das circunstâncias presentes à época do golpe de 1964, não somos peças importantes num cenário de guerra fria como dantes, aliás é diversa a clivagem entre as superpotências desde a emergência da China. Além disso, a floresta amazônica brasileira não ocupava papel de centralidade na agenda mundial do meio ambiente atual, e sobretudo ainda não tinham aflorado com a força de hoje movimentos sociais como os de gênero, dos negros e dos indígenas, trazendo uma demografia política mais plural e democrática, que já se reflete nas pesquisas eleitorais.

Ainda há tempo a fim de arregimentar um vigoroso sistema de defesa que impeça a efetivação da trama do golpe, para que importa a mobilização da opinião pública internacional e das organizações mundiais afetas à defesa dos ideais civilizatórios, a que não deve faltar manifestações populares massivas. Em Roma, os gansos do Capitólio grasnavam em advertência a perigos que ameaçassem a República.

O desacato infligido a nossa democracia por esse projeto mal-ajambrado de um governo tirânico de Bolsonaro perante embaixadores de países amigos finalmente desatou a voz dos que ainda permaneciam em silêncio. A salvação da nossa República está em traduzir o que ainda é um alarido num clamor público cuja máxima potência sirva de advertência a seus inimigos para que recuem dos seus projetos temerários. (Horizontes Democráticos – 20/07/2022 https://horizontesdemocraticos.com.br/os-gansos-do-capitolio-e-nos/)

Luiz Werneck Vianna, Sociólogo, PUC-Rio

Leia também

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

A luz do poeta Joaquim Cardozo na arquitetura de Brasília

NAS ENTRELINHASMuitos arquitetos e engenheiros vieram para Brasília com...

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

Lula deve pôr as barbas de molho com o cenário mundial

NAS ENTRELINHASDa mesma forma como o isolamento internacional se...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!