Projeto do ICMS sobre combustíveis mantém repasses para educação e saúde, diz Eliziane Gama

Texto aprovado determina a compensação da União a estados e municípios que perderem recursos do Fundeb e de ações de saúde (Fotos: Agência Senado)

A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), destacou na rede social, nesta segunda-feira (13), a aprovação de emenda ao projeto de lei (PLP 18/2022) do teto de 17% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustíveis para repor a arrecadação do Fundeb (Fundo de Manutenção da Educação Básica) e de ações de serviços de saúde. Ambos setores têm receitas vinculadas à arrecadação com o ICMS.

“Não podíamos aceitar que o PLP 18/2022 que reduz o ICMS dos combustíveis prejudicasse o Fundeb. Votamos a favor do projeto, mas asseguramos os R$ 20 bilhões para a educação e saúde. Ao contrário do que diz o governo, as áreas seriam muito prejudicadas pelo PLP. Vitória de quem quer o melhor para o Brasil”, postou no Twitter sobre a aprovação da emenda por 45 votos a 26.

Com isso, o texto do PLP passa a determinar a compensação da União para estados e municípios que perderem recursos, garantindo os mínimos constitucionais da saúde e da educação.

Ao encaminhar o voto pela aprovação do projeto, Eliziane Gama não poupou críticas à medida que prevê uma compensação aos estados com o abatimento de dívidas com a União, quando a perda de arrecadação passar de 5%.

“Vejo claramente aí a questão de ser uma medida eleitoreira. Mas não podemos deixar de reconhecer que haverá para esse período um atendimento a uma parcela importante da população brasileira por conta do aumento dos combustíveis”, disse a parlamentar.

Como o projeto considera que combustíveis — assim como energia, transportes coletivos, gás natural e comunicações — são bens essenciais e indispensáveis, os governos não poderão cobrar ICMS acima do teto de 17% se o PLP, que segue para nova votação na Câmara dos Deputados, virar lei.

O ICMS também incide sobre o transporte interestadual, intermunicipal e comunicação. Constitui a mais importante fonte de arrecadação dos estados, que são obrigados a repassar 25% da arrecadação aos municípios.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!