Cristovam Buarque: Derretimentos previsíveis

O noticiário desta semana anunciou pelo menos três derretimentos no mundo

O mais óbvio, e mais preocupante no longo prazo, porque o mais ameaçador para toda humanidade, é a confirmação do derretimento das geleiras nas montanhas dos Andes. Este fato mostra a olho nu a tragédia do desequilíbrio ecológico, provocando mudanças climáticas que levam ao aquecimento da temperatura e à elevação no nível dos oceanos, com todas suas consequências.

Faz 60 anos que a humanidade dispõe de informações prevendo esta catástrofe, desde quando o grupo de estudos Clube de Roma publicou seu famoso primeiro informe, no início dos anos 1970. Lamentavelmente, todos sabem que a tragédia está acontecendo e em breve se transformará em catástrofe, mas pouco se faz de concreto para evitá-la. Como se no lugar de cidadãos do mundo, fossemos atores de uma peça teatral escrita por um dramaturgo.

O segundo é o derretimento do pouco que havia de qualidade na educação de base do Brasil. Imputa-se ao governo Bolsonaro e ao vírus covid-19 o fato de que nossos alunos sofrem de penúria de conhecimento em assuntos básicos, como entender o próprio idioma e fazer as quatro operações de matemática. Mas esta tragédia, de consequências trágicas para o futuro, já vinham sendo previstas e informadas por muitos especialistas e militantes de causa educacional.

Há décadas esta realidade é denunciada e propostas são feitas para resolver o problema, mas todos os governos nacionais se orgulham de aumentar o número de alunos no ensino superior e não cuidam de aumentar o número dos que terminam a educação de base, com qualidade para ser alfabetizado para o mundo contemporâneo.

Pelos discursos dos atuais candidatos à presidência, tudo indica que o derretimento da educação de base vai continuar.

Na mesma semana, o noticiário fala também do derretimento da chamada terceira via, que há meses tem sido previsto por quem analisa a política sem negacionismo e consegue ver a realidade da polarização. Este derretimento, com a continuação de suas candidaturas,não terá as consequências estruturais dos outros dois citados anteriormente, mas pode ter como consequência a reeleição do atual presidente, mantendo o Brasil no abismo em que nos encontramos. A insistência da chamada terceira via na mensagem de nem um nem outro, elimina a chance de uma possível derrota do atual presidente no primeiro turno, correndo-se o risco de quatro semanas de forte instabilidade como o Bolsonaro deseja para forçar um golpe. Também não será por falta de previsão e de aviso. (Blog do Noblat/Metrópoles – 21/05/2022)

Cristovam Buarque foi senador, ministro e governador

Leia também

Lira lava as mãos na prisão de Chiquinho Brazão

PSol, PCdoB e PT, os partidos que mais se empenharam na CCJ para acolher a decisão de Moraes, sozinhos, não têm força suficiente para influenciar a pauta da Câmara.

Aberta a Caixa de Pandora da política fluminense

As conexões criminosas são conhecidas, mas estavam blindadas pela profundidade e extensão do crime organizado e o pacto de silêncio entre as autoridades no Rio de Janeiro.

25 de Março: 102 anos do PCB

Foi em 25 de março de 1922 que se...

Inquérito do golpe de Bolsonaro pode resultar em nulidades

Não se sabe quem vazou os áudios de Mauro Cid, mas os principais beneficiados são o ex-presidente Jair Bolsonaro e os generais denunciados pelo ex-ajudante de ordens.

Caso Robinho

Em janeiro de 2023, após anos julgamento e sem...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!