Com voto do Cidadania, comissão convida ministro a explicar privatização da Petrobras

Jardim também quer que Sachsida esclareça mudança no percentual de álcool na mistura com a gasolina, questão do biodiesel e plano decenal de energia (PDE 2031)

Com voto do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), a Comissão de Minas e Energia da Câmara aprovou nesta quarta-feira (18) convite ao ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, para explicar detalhes dos estudos de privatização da Petrobras.

Jardim, inclusive, subscreve um dos requerimentos que pede o comparecimento de Sachsida ao colegiado.

O convite foi aprovado após um acordo entre os integrantes da comissão, já que havia um requerimento que pedia a convocação do ministro. No caso de convocação, a autoridade é obrigada a comparecer à audiência pública.

Para Jardim, além de esclarecer o processo de privatização da estatal de petróleo, Sachsida precisa dizer à Câmara se haverá mudança no percentual de álcool na mistura com a gasolina, como fica a questão do biodiesel e o plano decenal de energia (PDE 2031) recém-lançado pelo ministério.

Para o deputado, a Petrobras precisa deixar claro qual é o seu funcionamento.

Segundo Jardim, a empresa ainda é bastante monopolista em determinados setores da economia.

“Reconheço que houve algumas alterações, mas a Petrobras é uma empresa monopolista que raciocina como empresa capitalista. As duas coisas não combinam diante do interesse do consumidor. Precisa se definir”, explica o parlamentar.

O convite ao ministro de Minas e Energia ocorre cinco dias após o Governo Federal publicar resolução, assinada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que dá início aos estudos que embasam o processo de desestatização da Petrobras.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

IMPRENSA HOJE

Folha: Greve em SP para trens e desobedece juiz - Valor: Dólar fecha em R$ 5,15, em mais um dia de alta forte dos juros de longo prazo nos EUA

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!