Câmara acelera tramitação de piso salarial dos profissionais de Enfermagem

“Quem salva vidas merece salários mais dignos”, diz Carmen Zanotto, uma das autoras do pedido de urgência

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (22) requerimento de urgência para projeto de Lei que fixa o piso salarial nacional para as carreiras de enfermagem (enfermeiro, técnico e auxiliar) e da parteira. A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) foi uma das autoras do pedido para acelerar a tramitação da matéria. A parlamentar também presidiu o grupo de trabalho implantado na Casa que analisou o impacto orçamentário do proposta.

Conforme o texto original, o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. O mérito do projeto de Lei, segundo a Agência Câmara, será analisado em abril.

“São homens e mulheres que não mediram esforços frente a pandemia. Profissionais que não se negaram a salvar vidas, mesmo sem acesso a mascaras de proteção porque não as tinham no início da pandemia. São homens e mulheres que esperam há décadas por um salário, no mínimo, um pouco mais digno”, disse Carmen, ao defender agilidade na apreciação da urgência.

O projeto de lei que estabelece o piso nacional para os profissionais de Enfermagem já foi aprovado no Senado Federal. Se não houver alteração na Câmara, segue diretamente para sanção presidencial.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!