Vinicius Torres Freire: Guerra econômica contra a Rússia começa a afetar Ocidente

Mundo virou do avesso em poucos dias e ainda vai ser muito retorcido nos tempos por vir

Estados Unidos, União Europeia e aliados declararam guerra econômica contra a Rússia. Mas tentaram evitar tiros que saíssem pela culatra, como proibir a compra de petróleo, gás e grãos russos, o que faria o preço dessas commodities explodir.

Não daria certo, em geral. Algum tumulto econômico mundial haveria. Mas não está dando certo também no caso de energia e comida.

Os preços de petróleo, trigo, milho, por tabela o da soja e das carnes, estão subindo muito não apenas por medo do futuro. Estão subindo porque empresas e bancos do “Ocidente” evitam negócios com a Rússia por conta própria, mesmo sem sanções de seus governos.

EUA, UE e aliados confiscaram o dinheiro que os russos guardam no exterior, as reservas internacionais que qualquer país tem. Proibiram os negócios de suas empresas e finanças com os maiores bancos russos. Vão até comprar armas para que ucranianos matem russos. Mas permitem negócios com energia, agricultura, remédios, equipamentos médicos etc.

Por conta, empresas deixam de comprar energia na Rússia. O barril do Urais, “marca” de petróleo russo, está sendo vendido a 11% menos que o Brent, “marca” negociada em Londres e preço de referência mundial. Isso quer dizer que tem petróleo russo sobrando, mesmo em um mercado mundial apertado.

Por falar nisso, o Brent subiu mais de 9% nesta terça, para US$ 107, alta de 38% só neste ano.

Empresas e bancos americanos e europeus temem negócios com a Rússia. Temem fazer operação que possa ser considerada ilegal pelos governos de seus países. Temem calote, pois a Rússia pode ficar sem moeda “forte” para pagar as contas; asfixiada, impõe cada vez mais controles de capitais: medidas para impedir a saída de dólares, euros etc.

Por vezes, as empresas não conseguem crédito para financiar suas compras. Ou não podem pagar o seguro contra calotes ou o de transporte ou o frete marítimo, carésimos. Navios nem passam pelos portos de Ucrânia e Rússia no Mar Negro, bloqueados pela marinha de guerra; navios mercantes já levaram tiro. As maiores fretadoras do mundo já disseram que vão evitar portos russos.

As exportações bloqueadas de grãos pelo mar Negro, embora pequenas nesta época, pressionam os preços. Mais importante, há o risco de que grãos russos saiam do mercado, de que a Ucrânia não consiga fazer seu plantio ou de que falte fertilizante no mundo inteiro.

Rússia e Ucrânia vendem 30% do trigo no mercado mundial, 20% do milho. A Rússia é o maior exportador de fertilizante. Tem quase 8% do mercado de exportações de petróleo (dado de dezembro). A asfixia financeira russa pode dar em calote da dívida externa, o bastante para causar acidentes.

As taxas de juros da dívida de governos dos EUA e da Europa caíam muito nesta terça-feira. Isto é, investidores mais compram do que vendem esses títulos. Procuram um ativo seguro, no tumulto. Também acreditam que a guerra vai conter o crescimento econômico, levando os bancos centrais de EUA e da União Europeia a serem mais comedidos na campanha de alta de juros para combater a inflação já bem alta.

Mas a inflação não vai subir mais, dado o choque de preços? Não subiria mais, sem alta de juros? A desaceleração econômica provocada pela guerra será suficiente para conter a carestia? Os argumentos parecem disparatados.

Em suma, mesmo tratando apenas do curtíssimo prazo, o mundo virou do avesso em poucos dias e ainda vai ser muito retorcido nos tempos por vir. De mais imediato, o que se pode dizer é que os tiros da guerra contra Putin em parte são um bumerangue contra o “Ocidente”. (Folha de S. Paulo – 02/03/2022)

Vinicius Torres Freire, jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA)

Leia também

O fascínio ideológico pelo modelo da China

NAS ENTRELINHAS‘Mandarinato vermelho’ promove capitalismo em plena expansão, em...

O que fazer, desde já?

Como abrir a via para uma política de novo...

Um adeus a Ziraldo

Acaba de falecer um dos homens mais criativos do...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

19 Anos sem Karol Wojtyla: Recordando o Legado de João Paulo II

A jornada rumo ao sacerdócio e, eventualmente, ao cargo...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!