Luiz Sérgio Henriques: Por uma cultura política democrática

O conjunto de artigos e ensaios aqui proposto (AGGIO. Alberto, Uma nova cultura política, FAP: 2008), mesmo tendo nascido em ocasiões diferentes e sob estímulos igualmente variados, guarda em si uma coerência e uma obstinação fascinantes: a ideia de que, a partir de sólidas convicções de esquerda, que por isso mesmo dispensam maiores preocupações com a ortodoxia e não receiam “contaminações” com outras tradições políticas e teóricas, é possível dar uma contribuição positiva para a construção, entre nós, de uma cultura cívica democrática.

Vivemos um tempo particularmente opaco, em que a construção ou a reconstrução dos conceitos só pode ser feita através do velho, e modesto, método de tentativa e erro. Sabe-se, com toda a evidência, que há placas tectônicas em movimento, com a construção acelerada de uma economia-mundo e a emergência tumultuosa de um “comunismo dos capitalistas”, os quais, mesmo sendo realidades poderosas, não cancelam tradicionais rivalidades entre Estados-nação e inteiras regiões. Sabe-se, ainda, que estão em crise, provavelmente terminal, as ideologias que acompanharam, há apenas quinze ou vinte anos, este processo mais recente de mundialização e globalização. Refiro-me, por exemplo, às concepções do “fim da história”, do predomínio absoluto dos mercados e de uma versão bastante débil de democracia, no mais das vezes reduzida a alguns procedimentos formais e empacotada for export em ponta de baioneta.

Dado o tamanho do desafio, o autor deste livro convida-nos a nos desfazermos do heroísmo que assinala a identidade da velha intelligentsia, como primeiro passo para conectar democracia e esquerda e assim enfrentar, minimizando os riscos de regressão civilizatória, o que se pode chamar, sem nenhum medo de exagero, de abalos sísmicos que por certo se aproximam. Convida-nos também a nos perguntarmos seriamente se a utopia democrática – por definição pluralista e fundada na liberdade de cada um e de todos – não seria uma resposta adequada ao perigoso abismo que se abre com a crise das ideologias acima mencionada, além de ser, com toda a certeza, o ingrediente absolutamente necessário para afastar os riscos do “organicismo” que povoou a imaginação – e a prática – de socialistas e comunistas no século passado.

E, ao fazer este movimento, o autor não abre mão de um ponto de vista crítico sobre o mundo, o qual continua a ser visto tal como efetivamente é, a saber, um mundo atravessado “por terríveis injustiças e por uma influência desmedida dos interesses privados das classes socialmente dominantes em relação às esferas públicas de decisão”. O autor não abre mão, em suma, de uma visão penetrante sobre as novas e velhas desigualdades que se sobrepuseram e entrelaçaram nestes anos mais recentes, e de modo desafiadoramente intrincado.

A democracia não é apenas um conjunto – sem dúvida, necessário e irrecusável – de regras e procedimentos; é também um ideal de sociedade e de convivência, um modo de se relacionar com o ambiente e seus limites – em outras palavras, um valor universal. Ao considerá-la com todo o rigor possível, homens e mulheres de esquerda não “cedem” nem “capitulam”, e muito menos adotam uma posição defensiva, destituída de potencialidade (auto)transformadora.

Muito pelo contrário. Em países democráticos – como, evidentemente, é o caso do Brasil –, a necessária ação transformadora não pode se esquivar dos correspondentes princípios de legitimação nem pode se inspirar num subversivismo elementar, incapaz de dirigir o conjunto da sociedade e de dar respostas progressivamente consensuais aos problemas de todos. Em países desse tipo, onde não mais se luta abertamente contra a tirania, ensina-nos o autor que “a soberania já não pode ser amputada”, assim como, por outro lado, “não pode mais ser ampliada apenas do ponto de vista normativo”. E a conclusão a que chega é da maior importância: “A sua transformação ou radicalização pode resultar, inclusive, na emergência de um novo tipo histórico de democracia que contemple a possibilidade de superação das desigualdades sociais e a expansão do arco das liberdades, aprofundando o percurso da individualização aberta com o mundo da modernidade”. Uma conclusão parecida com recente afirmação de Habermas, para quem o apego sem ambigüidades aos valores do Estado de Direito é a condição ineliminável de um reformismo forte, que nos leva muito além do status quo.

Na verdade, o que este livro revela é o percurso singular do pensamento de um autor de esquerda fundamentalmente aberto a novas alianças intelectuais e políticas, como quando recupera o conceito, originalmente liberal-democrata, de cultura cívica e o testa em novas circunstâncias; um autor também aberto a dolorosos exames autocríticos, como quando analisa, sob vários ângulos, a experiência do Chile de Allende – este estadista luminoso – e a paradoxal incapacidade manifestada pela sua Unidade Popular de decifrar o enigma que se propusera, o de avançar para o socialismo num regime de liberdades; ou, ainda, como quando analisa o processo mais recente da transição brasileira, cujos atores principais, a começar pelo PT, nem sempre, ou quase nunca, souberam fazer avançar ao mesmo tempo a democracia política e a democratização social e muitas vezes cederam à tentação de pôr um contra o outro estes dois termos incindíveis de todo programa moderno de mudança social.

Em relação à reflexão aqui empreendida, ocorre-me agora um paralelo talvez impressionista e um tanto arriscado. Certa feita, o poeta Drummond descreveu, com a beleza característica, sua particularíssima “procura da poesia” e a luta corporal com as palavras e os poemas ainda não escritos. Garante o poeta que cada palavra e cada poema, ainda em estado de dicionário, lhe perguntavam de modo terrível e até mesmo cortante: “Trouxeste a chave?”. Sem esta “chave do poema”, as palavras rolariam num rio difícil e, desamparadas de melodia e conceito, se transformariam em desprezo. Assim também, imagino, deve acontecer com a tentativa de apreender intelectualmente as coisas que se movem por trás das aparências. É certo que o autor deste livro não tem as respostas todas e é mais certo ainda que jamais teve a pretensão de dá-las de modo perfeito e acabado. No entanto, ao empunhar com firmeza a “questão democrática” nesta sua estimulante investigação, podemos licitamente supor que trouxe consigo a drummondiana chave. (Publicado originalmente como Prefácio a Uma nova cultura política, de Alberto Aggio, editada pela Fundação Astrojildo Pereira, em 2008).

Leia também

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

A luz do poeta Joaquim Cardozo na arquitetura de Brasília

NAS ENTRELINHASMuitos arquitetos e engenheiros vieram para Brasília com...

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!