Eliziane Gama quer informações sobre o avanço do garimpo em áreas preservadas da Amazônia

Área liberada para o garimpo de ouro na Cabeça do Cachorro, na fronteira do Brasil com a Colômbia e a Venezuela, é praticamente intocada (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) disse na rede social, nesta segunda-feira (06), que vai protocolar um requerimento de informações para que o GSI (Gabiente de Segurança Institucional) esclareça a autorização de sete projetos de pesquisa de ouro em área praticamente intocada da Amazônia.

“Vamos apresentar requerimento de informação para apurar o avanço do garimpo em áreas preservadas da Amazônia. Em SãoGabriel da Cachoeira, região de fronteira e extremo noroeste do Amazonas, onde o garimpo teria sido autorizado, vivem 23 etnias indígenas”, postou a parlamentar no Twitter.

Segundo matéria do jornal ‘Folha de S. Paulo’ (veja aqui), a autorização de projetos de mineração na área foi autorizada pelo ministro do GSI, general Augusto Heleno.

O lugar liberado para o garimpo de ouro é conhecido como Cabeça do Cachorro, ‘na fronteira do Brasil com a Colômbia e a Venezuela’.

“A Cabeça do Cachorro é uma das áreas mais preservadas da Amazônia e uma das últimas fronteiras sem atividades que resultam em desmatamento elevado”, informa o jornal.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!