Câmara prorroga regime de exceção para compra de insumos relacionados à Covid-19

Relatora da matéria, a deputada Carmen Zanotto assegurou continuidade do processo de imunização da população

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) parecer da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) à Medida Provisória 1059/2021, que prorrogou medidas excepcionais relativas à aquisição de vacinas e de insumos e à contratação de serviços relacionados à imunização contra a Covid-19.

Apesar de o país já ter vacinado mais da metade da população e obter médias móveis de novos casos e de óbitos em queda, é necessário, segundo a parlamentar, garantir a continuidade do processo de vacinação.

A MP 1059 facilita a compra de produtos e serviços e é imprescindível para dar dinamismo ao combate à pandemia. O texto ampliou o prazo de exceção para as regras relacionadas às licitações.

“O ideal é que a vacinação seja realizada, de maneira completa, ao menos em um percentual da população que supere 70%, para que a imunidade coletiva, chamada por alguns de ‘imunidade de rebanho’, seja atingida e, assim, interrompida a transmissão sustentada do vírus”, sustentou Zanotto em seu relatório.

Ainda de acordo com o texto da parlamentar do Cidadania, o mais adequado para esse momento é que o regime especial ora em questão perdure pelo período de duração da emergência nacional em saúde pública, na forma reconhecida pelo Ministério da Saúde.

Leia também

Cidadania faz evento histórico para comemorar a democracia

Em comemoração aos 40 anos da retomada da democracia...

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!