Câmara prorroga regime de exceção para compra de insumos relacionados à Covid-19

Relatora da matéria, a deputada Carmen Zanotto assegurou continuidade do processo de imunização da população

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) parecer da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) à Medida Provisória 1059/2021, que prorrogou medidas excepcionais relativas à aquisição de vacinas e de insumos e à contratação de serviços relacionados à imunização contra a Covid-19.

Apesar de o país já ter vacinado mais da metade da população e obter médias móveis de novos casos e de óbitos em queda, é necessário, segundo a parlamentar, garantir a continuidade do processo de vacinação.

A MP 1059 facilita a compra de produtos e serviços e é imprescindível para dar dinamismo ao combate à pandemia. O texto ampliou o prazo de exceção para as regras relacionadas às licitações.

“O ideal é que a vacinação seja realizada, de maneira completa, ao menos em um percentual da população que supere 70%, para que a imunidade coletiva, chamada por alguns de ‘imunidade de rebanho’, seja atingida e, assim, interrompida a transmissão sustentada do vírus”, sustentou Zanotto em seu relatório.

Ainda de acordo com o texto da parlamentar do Cidadania, o mais adequado para esse momento é que o regime especial ora em questão perdure pelo período de duração da emergência nacional em saúde pública, na forma reconhecida pelo Ministério da Saúde.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!