Freire cobra derrubada de veto de Bolsonaro à distribuição de absorventes a mulheres vulneráveis

Presidente do Cidadania diz que governo federal atua sistematicamente contra os direitos das mulheres e pede manifestação de Damares Alves

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, pediu nesta quinta-feira (7) que o Congresso Nacional derrube o veto do presidente Jair Bolsonaro ao Projeto de Lei 4968/2019, que prevê a distribuição gratuita de absorventes para mulheres de baixa renda. A alegação é de que o texto aprovado pelo Congresso Nacional seria contrário ao interesse público, inconstitucional e não teria previsão de receita, o que, segundo Freire, é uma “mentira deslavada”.

“Bolsonaro tem horror a mulheres e a tudo que é feminino. Só isso explica o absurdo veto ao projeto contra a pobreza menstrual que garantiria absorventes a mulheres e meninas vulneráveis. Milhões com cartão corporativo, viagens e motociatas, mas não tem dinheiro para um direito tão fundamental e que atende a maioria da população brasileira?”, questionou em seu perfil no Twitter.

Freire cobrou manifestação imediata da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humano, Damares Alves. Segundo ele, Damares e Bolsonaro “agem sistematicamente contra os interesses das mulheres” e apelam a um “fundamentalismo religioso misógino e machista”.

“A misoginia do veto à distribuição de absorventes a mulheres de baixa renda teve apoio da Damares? Ela, a ministra das Mulheres, tem de se manifestar. Ou seu fundamentalismo já não bastou quando violentou ainda mais a mulher no apoio ao estupro de vulnerável tentando impedir aborto legal?”, criticou.

Freire se refere ao episódio envolvendo uma criança capixaba de 10 anos que foi estuprada e engravidada pelo namorado de uma tia. Diante inclusive do risco de vida para a criança, a família optou pelo aborto legal. Enviados do Ministério de Damares atuaram para impedir o acesso da vítima ao direito.

O presidente do Cidadania pediu que o governo federal siga o exemplo do partido na Paraíba. Lá, o governador João Azevêdo baixou decreto para combater a pobreza menstrual. O estado está remanejando recursos da Saúde para um programa de fornecimento gratuito de absorventes às mulheres paraibanas em situação de vulnerabilidade social.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!