Marcus André Melo – Brasil e Argentina: a política do fogo amigo

Na Argentina, conflito é intrapartidário sobre o controle da Presidência; aqui, interpartidário

A derrota do governo nas primárias legislativas argentinas provocou um tsunami institucional. Quatro ministros associados à facção kirchnerista do gabinete do presidente Alberto Fernández pediram demissão. Cristina Kirchner, a vice-presidente, acionou sua artilharia e pediu a cabeça do poderoso chefe de gabinete, que foi também substituído, e do ministro da Economia.

A eleição ocorrerá daqui a dois meses, mas as primárias legislativas importam porque a Argentina é o único país em que elas são obrigatórias para o eleitor e para os partidos. Assim, espera-se que a foto de agora seja consistente com a de novembro. As eleições legislativas ocorrem no meio do mandato para renovar metade da Câmara dos Deputados e 1/3 das províncias no Senado; o governo deve perder a maioria nas duas casas.

A Argentina passou a adotar a representação proporcional (RP) apenas em 1963, 30 anos após o Brasil, permitindo que se forjasse disputa polarizada entre radicais (UCR) e peronistas (PJ). Mas a lista é fechada. Consequentemente, o sistema partidário é fragmentado, mas não hiperfragmentado, como no Brasil. No plano subnacional, as alianças fogem à lógica bipartidária devido, entre outras coisas, à existência de (robustos) partidos provinciais, os quais são proibidos entre nós.

A lista fechada garantiu o domínio de governadores nas províncias até a introdução das primárias em 2009, com o que se buscou democratizar internamente os partidos. Nelas, a disputa se dá entre facções através de centenas de “sublemas” (listas com dois ou mais candidatos). As sublegendas incentivam a proliferação de facções; a lista aberta, a de partidos.

A rebelião da facção à esquerda do peronismo é fogo amigo, dado que a impopularidade de Fernández se tornou tóxica. A disputa é intrapartidária, enquanto entre nós, devido à hiperfragmentação, é intracoalizão. O protagonista aqui é o centrão, que não é um ator unitário e enfrenta problemas de coordenação. Também não tem candidato presidencial, o que é característico de partidos pivotais.

O conflito na Argentina é sobre o controle da presidência institucional por um partido majoritário; aqui é interpartidário, no interior da coalizão de um presidente hiperminoritário que sequer tem partido.

Os disparos de fogo amigo serão deflagrados apenas quando um limiar de impopularidade de Bolsonaro for atingido: quando o apoio ao presidente se restringir ao bolsonarismo raiz, que é hostil ao próprio centrão. O saldo líquido de custos e benefícios para o grupo então será negativo. Some-se a isso o fato que à medida que as eleições se aproximam, a ocupação da máquina terá retornos decrescentes.

Alerta amarelo. (Folha de S. Paulo – 27/09/2021)

Marcus André Melo, professor da Universidade Federal de Pernambuco e ex-professor visitante do MIT e da Universidade Yale (EUA)

Leia também

Com o Congresso, tudo; sem o Congresso, nada

NAS ENTRELINHASUm passeio pela história serve para reflexão sobre...

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!