Carmen presidirá comissão especial que analisará a PEC da Assistência Social

A proposta obriga a União a aplicar no setor no mínimo 1% da receita corrente líquida

A deputada Carmen Zanotto (Cidadania/SC) irá presidir a Comissão Especial que vai analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 383/17) que obriga a União a aplicar no mínimo 1% da receita corrente líquida prevista para o ano no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A eleição aconteceu nesta terça-feira (28).

“A ideia é apresentar um resultado muito rápido, já que o orçamento para o próximo ano está sendo discutido pela Casa”, informou Zanotto.

De acordo com a parlamentar, o texto da PEC apresenta avanços, como a vedação de contingenciamentos de recursos que são destinados à assistência social.

“A cada ano o governo reserva menos dinheiro para o SUAS na peça orçamentária. Isso precisa acabar, principalmente nestes momentos de grave crise econômica’, avaliou.

A comissão tem o prazo de 40 sessões do plenário para proferir o parecer sobre a proposta. Antes disso, serão realizadas audiências públicas com especialistas e representantes do governo e da sociedade civil.

Na próxima terça-feira (5), o colegiado deve voltar a se reunir para anunciar o plano de trabalho.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!