“Neste momento, os estados e municípios continuam em situação muito complexa. Sem recursos, será muito difícil”, diz deputada
A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) voltou a defender nesta terça-feira (10) mais recursos para que os estados e municípios possam dar continuidade ao enfrentamento da Covid-19 e atender à grande demanda de saúde que foi reprimida em mais de um ano e meio de pandemia.
“Hoje, podemos dizer que estamos respirando mais aliviados, mas não podemos achar que a pandemia acabou. Os graves efeitos dessa crise continuam”, alertou Zanotto, em pronunciamento na comissão geral que debateu “A situação da saúde no Brasil”.
Segundo a parlamentar, a busca por mais recursos é a resposta que o Parlamento precisa dar aos milhares de brasileiros que tiveram tratamentos interrompidos e cirurgias adiadas por causa da crise sanitária.
“Neste momento, os estados e municípios continuam em situação muito complexa. Sem recursos, será muito difícil. Para se ter uma ideia, o teto de gastos para a média e alta complexidade já está estourado. O Ministério da Saúde está sem verbas para habilitar novos serviços”, revelou a relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19.
Desafios
Ao final da fala, Carmen Zanotto disse que mantém a confiança que o Parlamento continuará trabalhando pelo fortalecimento do SUS, que precisa de suporte financeiro para atender à forte demanda reprimida de saúde. “Os desafios são muitos, mas se não fosse o sistema de saúde organizado em todos os municípios, o Brasil estaria com muito mais óbitos nesta pandemia”, argumentou a parlamentar.