Convocatória para as manifestações 24J – Impeachment Já

Com a aproximação das manifestações de rua do 24J – forma como as redes sociais estão se referindo ao 24 de julho – reafirmo aos filiados o entendimento nacional do Cidadania, aprovado na Executiva e no Diretório Nacional, pelo impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro.

A Coalizão Democrática, que reúne partidos como nós do Cidadania, PDT, PSB, PV, Rede, PSDB e PCdoB, estará nas ruas com a pauta que une os democratas dos mais variados espectros políticos: Impeachment Já, grito entalado na garganta de mais de 54% dos brasileiros, como registrou a mais recente pesquisa Datafolha.

E ressalto, especialmente por sua capacidade de mobilização, a participação dos movimentos cívico-sociais como Acredito, Agora, Renova, Livres, entre outros, igualmente integrantes da Coalizão, além dos setoriais de Juventude, Mulheres e Igualdade que também irão para as ruas pelo impeachment.

E essa mesma Coalizão se juntará, em sua grande maioria, também no dia 12 de setembro ao Movimento Brasil Livre e ao Vem Pra Rua em mais uma manifestação pelo afastamento do presidente da República, que redobrou a aposta no golpismo diante de uma gestão cada vez mais impopular e agora também sabidamente corrupta.

É preciso que toda a militância e também nossas lideranças com e sem mandato se somem a esse esforço suprapartidário para pôr fim aos crimes comuns e de responsabilidade que diariamente Bolsonaro assaca contra a sociedade e a democracia. Sem vetos, sem discriminação, com todas as cores e bandeiras.

Sejam elas de esquerda ou direita, azuis, vermelhas ou verde-amarelas, prevalecendo o respeito a todas as visões de mundo, que só não divergem na defesa da democracia.

Da enésima tentativa de moderação de Bolsonaro, reunido com Luiz Fux, resultaram a renovação dos ataques ao STF, ao Senado, às eleições e mentiras sobre tratamento precoce e vacinas.

Vacinas que foram negadas em larga escala e antecipadamente aos brasileiros em nome de negociações de propinas às quais, como vem elucidando a CPI da Covid, o Ministério da Saúde estava inteiramente dedicado. A pasta virou a central de uma organização criminosa que levou à morte de milhares de cidadãos na pandemia.

O impedimento se impõe. Há um pedido unificado, assinado por diversos movimentos sociais, partidos e lideranças. E é nosso dever moral, em respeito às leis, à Constituição e aos brasileiros que morreram, pressionar a Presidência da Câmara dos Deputados a colocá-lo em marcha. Às ruas, com os devidos cuidados: máscaras e distanciamento.

Impeachment Já!

Roberto Freire
Presidente Nacional do Cidadania

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!