Carmen Zanotto pede a Queiroga recursos “extraordinários” para atendimento da população no SUS

Em audiência publica nesta quarta-feira (14) com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), cobrou a destinação de mais recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A parlamentar disse a Queiroga que a destinação “extraordinária” de verbas para o Orçamento da União é mais do que “urgente” para que a rede pública de saúde nos estados, municípios e no Distrito Federal possa sustentar o atendimento de pacientes de Covid-19 e retomar a atenção primária a demais doenças e às cirurgias eletivas que foram “represadas” em um ano e meio de pandemia.

“Novamente, senhor ministro (Marcelo Queiroga), estamos apreensivos com o dilema de falta de recursos no Orçamento para enfrentar essa forte demanda. A nossa proposta é que aproveitemos este momento de crise sanitária para rediscutir, Parlamento e governo, a flexibilização de gastos na saúde”, defendeu.

Carmen Zanotto, que preside a Frente Parlamentar Mista da Saúde, já manifestou várias vezes posição contrária à manutenção da Emenda Constitucional 95, que decretou em 2016 o teto de gastos para a saúde, educação e outras áreas fundamentas ao desenvolvimento do país.

Na longa reunião da comissão, Carmen pediu ainda a Queiroga definição sobre as medidas provisórias que preveem socorro financeiro aos hospitais filantrópicos e a demais serviços, inclusive de atendimento a pacientes de diálise, que são prestados pelos parceiros do SUS.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment