Vera Magalhães: Vacinação avança no Brasil

Esta semana trouxe para a minha geração um sopro de esperança. Com a chegada da vez dos cinquentões na fila da vacina e a iminência de as pessoas de mais de 40 anos também começarem a ser contempladas (quarta-feira sou eu!), a sensação é de alívio, por ver irmãos, companheiros, primos, cunhados, amigos de infância, colegas de faculdade e outros contemporâneos finalmente a caminho de estarem mais protegidos contra o vírus que paralisou nossa vida há um ano e três meses, já.

Vacina é liberdade, pensei quando recebi a foto do meu marido tomando a primeira dose da vacina no braço esquerdo, no dia do seu aniversário.

E é por essa constatação básica, a que cada vez mais brasileiros chegarão à medida que a imunização avançar, que é mais criminosa a contraposição que Jair Bolsonaro, sempre ele, faz entre vacinação e liberdade.

A explicação (sic) dada pelo presidente no cercadinho dos horrores de seus seguidores para não sancionar, caso seja aprovado, o projeto em tramitação no Congresso que cria uma espécie de passaporte de imunidade é sem pé nem cabeça. Mal disfarça a real motivação de Bolsonaro: ele é, incorrigivelmente, um “antivax”. Continua a sabotar a vacinação mesmo quando estamos chegando a 500 mil mortos, e a CPI avança para responsabilizá-lo e a seu governo por essa matança.

Segundo a lógica tortuosa do capitão, sancionar o projeto implicaria tornar a vacina obrigatória, algo que ele, em nome de uma liberdade difícil de compreender, nunca fará.

O mesmo Bolsonaro, menos de uma semana antes, dizia que a vacina, vejam só, seria o passaporte para a liberdade de andar sem máscara. Existe uma clara contradição entre as duas falas, ambas estapafúrdias e fruto do mesmo negacionismo, traduzido em política de Estado.

Ironicamente, o Certificado de Imunização e Segurança Sanitária, estabelecido pelo projeto de lei 1674/2021, contra o qual o presidente se insurgiu, seria um passaporte para muitos dos fetiches bolsonarescos: relaxar medidas de distanciamento social, garantir o tão repisado e pouco compreendido “direito de ir e vir” e realizar, com maior grau de segurança, eventos com público. Não, ele não torna a vacinação obrigatória, como desinforma uma vez mais Bolsonaro.

Vai funcionar? Talvez não. A crítica feita pelo vice, Hamilton Mourão, em entrevista a Malu Gaspar, é mais razoável: parece uma ideia de difícil execução no Brasil. Embora o general também se equivoque ao dizer que as pessoas teriam de andar com um papel para todo canto. Trata-se, pelo projeto, de um documento digital, consultado numa base de dados.

Mais: com 11,4% da população apta a ser vacinada tendo recebido as duas doses, é uma discussão inócua neste momento. Porque o Brasil não tem como garantir passaporte de imunidade a ninguém com o vírus em alta taxa de transmissão.

Por tudo isso, uma vez mais, o que Bolsonaro faz é o oposto do que propaga: o presidente investe contra a liberdade, que só será plenamente assegurada quando um grande percentual da população estiver finalmente vacinado. É esse tipo de discurso que um estadista responsável tem de fazer.

Liberdade é aquilo que começam a desfrutar moradores de vários pontos dos Estados Unidos em que a vacinação avança de vento em popa.

Existe um consenso entre economistas, historiadores e cientistas, segundo o qual a grande depressão causada pela Covid-19 será sucedida por um boom de crescimento, prosperidade, inovação científica e tecnológica, revoluções culturais e comportamentais. É o que acontece em períodos subsequentes a pandemias e guerras.

Essa verdadeira e desejável liberdade não será vivida de forma tão pujante no Brasil, preso a uma administração tacanha, que subjuga a vida e os reais direitos da população à ignorância orgulhosa de um governante errado no momento mais errado possível. (O Globo – 18/06/2021)

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

A ponte Krenak

Com Ailton Krenak, a Academia Brasileira de Letras recebe...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

19 Anos sem Karol Wojtyla: Recordando o Legado de João Paulo II

A jornada rumo ao sacerdócio e, eventualmente, ao cargo...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!