Milton Coelho da Graça: Uma imensa perda

Em nota pública (veja abaixo), o Cidadania lamentou a morte do jornalista Milton Coelho, aos 90 anos, neste sábado (29), no Rio de Janeiro.

Uma imensa perda

O nosso Partido perdeu, na madrugada de hoje, na cidade do Rio de Janeiro, aos 90 anos, vítima da Covid, um de seus militantes mais respeitados e queridos, o jornalista Milton Coelho da Graça, formado em Direito e em Economia. Ele aderiu ao PCB logo após o chamado Relatório Kruschev, que denunciou os crimes de Stalin, em 1956. Integrante do Comitê Universitário, atuou ao lado de seus amigos cariocas Givaldo Siqueira e Maurício Azedo. Deslocado para Pernambuco, a fim de dirigir o jornal Ultima Hora Nordeste, ele chegou a ser designado Secretário de Estado durante o importante governo de Miguel Arraes, às vésperas do golpe militar de 1964. Ficou preso, durante nove meses no Recife, dividindo a cela com Gregório Bezerra e o próprio Arraes.

Profissional dos mais requisitados da imprensa brasileira, ele foi editor e diretor de redação de jornais como O Globo, Última Hora, Jornal do Comércio, Jornal dos Sports, Gazeta Mercantil, do qual foi correspondente em Nova York, e revistas como Realidade, Placar e Istoé. Também foi editor do portal Comunique-se.

Durante o período da ditadura, ajudou a criar jornais clandestinos, juntamente com Marco Antônio Coelho e Ivan Alves. Editor do clandestino Notícias Censuradas, foi preso em São Paulo, em 1975, e cumpriu seis meses de cadeia. Em sua vida, foi encarcerado oito vezes e, mesmo barbaramente torturado, nunca fraquejou.

Quando da formação do Partido Popular Socialista (hoje Cidadania23), em 1992, não hesitou em apoiar a nova proposta, consciente da necessidade de combinar Democracia e transformação social para o bem do Brasil.

Milton Coelho da Graça vai deixar saudades. Seu bom humor e otimismo sempre nos acompanharão. Queremos prestar aqui a nossa solidariedade à sua querida esposa Leda e aos seus filhos Flávio, Guilherme, Djamila, com votos de muita paz e tranquilidade.

Brasília, 29 de maio de 2021

Roberto Freire

Presidente nacional do Cidadania23”

(Foto: Reprodução/Bruno Poletti/Folhapress)

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

IMPRENSA HOJE

Folha: Greve em SP para trens e desobedece juiz - Valor: Dólar fecha em R$ 5,15, em mais um dia de alta forte dos juros de longo prazo nos EUA

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!