Eliseu Neto participa de lançamento de guia contra LGBTfobia para motoristas de aplicativo

O psicanalista e coordenador do Diversidade 23, Eliseu Neto, participou de encontro virtual patrocinado pelo aplicativo de transporte 99Taxi para o lançamento de um guia, voltado aos motoristas, contra a homofobia, assédio e discriminação. A inspiração para o guia e para uma mudança de postura da própria empresa veio justamente de episódio envolvendo Neto e o namorado, em Recife, quando foram alvo de ataques homofóbicos por parte de um motorista vinculado ao aplicativo. O caso ocorreu no início deste ano.

“Eu sofri homofobia dentro de um carro de aplicativo. Na noite em questão estava conversando com o meu namorado e o motorista, de forma abrupta, interrompeu a corrida, afirmando que não aceitaria mais a nossa presença dentro do veículo. Na ocasião uma viatura da polícia passava no local e, em vez de nos auxiliar, também nos agrediu”, relembrou o coordenador do Diversidade23, um dos responsáveis pela ação no Supremo Tribunal Federal que equiparou a homofobia ao crime de racismo.

O casal recorreu à Polícia e denunciou o caso nas redes sociais, provocando uma resposta do aplicativo, mas também novos ataques. “Sofri um grande linchamento moral na internet por parte de outros motoristas da cidade. Tempos depois descobrimos que o motorista que havia causado o transtorno inicial tinha o hábito recorrente de agredir o público LGBT”, contou Neto. Para ele, a proposta do 99Taxi de lançar um guia é muito importante para orientar os usuários do aplicativo sobre boas práticas sociais.

“A ideia da comunidade 99Taxi é muito boa. Vivemos em uma época conflituosa. Precisamos entender que viver em comunidade é fundamental. Temos uma luta cultural muito grande. É fenomenal que as empresas [de transporte] entendam seu papel nisso. Orientar os seus funcionários. A conversa e o diálogo é sempre o caminho correto. O processo civilizatório passar por uma conversa educada e, nesse sentido, o guia é de grande importância. Fico feliz que o incidente ocorrido comigo abriu um pouco esse processo. Essa luta que aos poucos fazemos vai mudando o País para um lugar melhor. São de pequenas lutas que conseguimos fazer com que as coisas mudem”, defendeu.

Segundo levantamento feito pela empresa, 99% das corridas são realizada sem incidentes. Em 59% do percentual restante, os conflitos poderiam ter sido evitados se o respeito, seja do motorista, seja do usuário, tivesse prevalecido. Além disso, foi constatado entre os incidentes notificados que 23% dos casos estavam relacionados a assédios, 14% a agressão verbal, 7% a agressão física e 4% a discriminação. O guia contempla esses incidentes e traz instruções para resolução de conflitos, com páginas dedicadas ao combate à discriminação de minorias e normas de procedimento para motoristas e passageiros.

Leia também

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (26/04/2024) MANCHETES DA...

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!