Manente: regulamentar produção do canabidiol é essencial pra fazer chegar medicamento a famílias pobres

Integrante da comissão que aprecia o PL 0399/15, o deputado Alex Manente (Cidadania-SP) defendeu nesta terça-feira (1) a aprovação da proposta como forma de dar capilaridade à distribuição de medicamentos à base de canabidiol. A fala foi feita durante reunião virtual do colegiado.

“Pessoas de baixa e média renda não têm acesso à medicação. O remédio(que é importado) fica caro. E quando a Camara tem a possibilidade de implantar a produção do canabidiol medicinal podemos dar capilaridade (na distribuição do remédio) para que ele chegue à rede pública de saúde”, disse Manente.

O parlamentar disse que é preciso separar o debate entre legalização da droga, como entorpecente, com o uso medicinal da cannabis. “Precisamos avançar com essa pauta, já que o Brasil está muito atrasado em relação aos demais países”, acrescentou.

No ano passado, a Anvisa aprovou uma portaria que liberou a venda em farmácias de produtos à base de cannabis para uso medicinal no Brasil. A regulamentação foi aprovada por unanimidade e é temporária, com validade de três anos. No entanto, os fabricantes do remédio precisam importar o extrato da planta, o que torna seu custo bastante elevado.

Leia também

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (26/04/2024) MANCHETES DA...

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!