Nova Lima lança Programa Bem-Cuidar, que oferece proteção para pessoas com deficiência e idosas

A Prefeitura de Nova Lima-MG, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, lançou na última sexta-feira, (04/04), no Hall da Prefeitura, o programa Bem-Cuidar, serviço de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial em Domicílio para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias. A cidade é administrada pelo prefeito João Marcelo, do Cidadania.

Com investimentos de R$ 12,9 milhões ao longo de 30 meses, o Bem-Cuidar beneficiará cerca de 200 famílias. Reconhecendo e respeitando as necessidades e os anseios deste público, esta ação é fundamental para garantir de forma plena o acesso a direitos e serviços socioassistenciais.

Através de uma abordagem positiva e inclusiva, a iniciativa reforça o compromisso no atendimento às demandas desta parcela da população que impacta em resultados concretos no fortalecimento da rede de proteção. O objetivo é oferecer aos indivíduos e suas famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social uma assistência adequada, assegurando os direitos e fortalecendo a autonomia, a convivência familiar e comunitária.

No âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), os serviços são divididos entre proteção social básica e especial. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é o responsável pela gestão dos serviços de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas. As demandas identificadas no CRAS são submetidas a encaminhamentos intersetoriais. Já os Serviços de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias têm como ponto de apoio o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Para acesso ao serviço, as famílias podem procurar diretamente o Centro de Referência mais próximo de sua residência. A articulação entre CRAS, CREAS e outros órgãos do Governo qualificam as ações e garantem atendimento integral às demandas da população.

Prevenindo situações de isolamento social, tanto do dependente quanto do cuidador, o Bem-Cuidar reforça o compromisso da Administração Municipal com a inclusão, proteção social e fortalece os laços comunitários, proporcionando o bem-estar coletivo.

Leia também

Que China é essa?

É preciso prosseguir nas reflexões sobre os rumos da...

Projeto de Isabela Souza visa garantir mais proteção à população LGBTQIAPN+

Matéria foi aprovada pela Câmara Municipal de Salvador Salvador poderá...

Em Curitiba, Cidadania filia futuros candidatos a deputado

Dirigentes estaduais, municipais e autoridades do Paraná participaram de...

Arnaldo Jardim defende aprovação do PL da Reciprocidade

Deputado do Cidadania foi escolhido relator da matéria, que...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!