A Prefeitura de Nova Lima-MG, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, lançou na última sexta-feira, (04/04), no Hall da Prefeitura, o programa Bem-Cuidar, serviço de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial em Domicílio para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias. A cidade é administrada pelo prefeito João Marcelo, do Cidadania.
Com investimentos de R$ 12,9 milhões ao longo de 30 meses, o Bem-Cuidar beneficiará cerca de 200 famílias. Reconhecendo e respeitando as necessidades e os anseios deste público, esta ação é fundamental para garantir de forma plena o acesso a direitos e serviços socioassistenciais.
Através de uma abordagem positiva e inclusiva, a iniciativa reforça o compromisso no atendimento às demandas desta parcela da população que impacta em resultados concretos no fortalecimento da rede de proteção. O objetivo é oferecer aos indivíduos e suas famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social uma assistência adequada, assegurando os direitos e fortalecendo a autonomia, a convivência familiar e comunitária.
No âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), os serviços são divididos entre proteção social básica e especial. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é o responsável pela gestão dos serviços de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas. As demandas identificadas no CRAS são submetidas a encaminhamentos intersetoriais. Já os Serviços de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias têm como ponto de apoio o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Para acesso ao serviço, as famílias podem procurar diretamente o Centro de Referência mais próximo de sua residência. A articulação entre CRAS, CREAS e outros órgãos do Governo qualificam as ações e garantem atendimento integral às demandas da população.
Prevenindo situações de isolamento social, tanto do dependente quanto do cuidador, o Bem-Cuidar reforça o compromisso da Administração Municipal com a inclusão, proteção social e fortalece os laços comunitários, proporcionando o bem-estar coletivo.